Kamilla Cardoso é nominada Freshman do ano na Conferência ACC da NCAA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A gigante Kamilla Cardoso segue estraçalhando marcas. Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a pivô brasileira foi nominada para Freshman do ano pela Conferência ACC da NCAA, o basquete universitário dos Estados Unidos. Kamilla, pivô de 2m de altura, atua por Syracuse e tem médias de 15pts e 8,5reb, com 61% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Cria das Seleções Brasileiras de base, onde é presença constante, Kamilla foi para os Estados Unidos há quatro anos, brilhou no High School e na sua estreia no Universitário esteve entre os cinco principais prospectos, sendo alvo de intensa disputa pelo seu basquete.

Escolhida por Syracuse, ela vem arrebentando na temporada atual. Depois de começar o ano no banco de reservas, normal no começo da caminhada de uma novata, ela já é uma das donas da equipe, ganhando o prêmio de novata do ano. Logo em sua estreia, em dezembro do ano passado, anotou 14 pontos, sete rebotes e cinco tocos, e mostrou que não chegou para ser só mais uma na Conferência que é a mais forte do basquete universitário feminino dos EUA.

Kamilla é de Montes Claros, Minas Gerais, e antes de entrar na NCAA brilhou no High School por Hamilton Heights Christian Academy, do Tenessee. Antes de fechar com Syracuse, também foi alvo de West Virginia, Mississippi State e South Carolina. Em dezembro, Kamilla já havia entrado para a história de Syracuse na vitória sobre Boston College, quando fez 24 pontos e ainda teve sete rebotes, duas roubadas, uma assistência e um toco. Em 28 minutos, converteu 10 dos seus 11 arremessos, um aproveitamento de 90,9%. Foi a segunda melhor marca de uma jogadora na história do basquete feminino de Syracuse.

A pivô, inclusive, já esteve com a Seleção Brasileira adulta, durante o Campeonato Sul-Americano, quando teve a oportunidade de estar ao lado de atletas mais experientes como Tainá Paixão, Ramona, Nádia Colhado, Gil Justino, Clarissa e Érika Souza, essa última, uma de suas inspirações.

- Eu sempre quis ser como a Érika. Sou muito fã dela - diz a jovem jogadora do Brasil.

* Matéria atualizada após informação correta de que Kamilla foi nominada para a premiação, que terá que resultado nos próximos dias

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar