O Brasileirão também é delas: quarteto de arbitragem comanda jogos em Goiânia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Brasileirão adulto masculino de basquete começou nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, com os primeiros jogos da Conferência Gerson Victalino, em Goiânia, no Ginásio Rio Vermelho. E o torneio conta com mulheres em papéis fundamentais para a realização das partidas. Além de um quarteto de árbitras, a disputa tem também quatro oficiais de mesa, responsáveis por toda a comunicação entre arbitragem e estatísticas. A presença delas mostra o crescimento do basquete feminino como um todo, com a valorização e reforço da qualidade das árbitras do Brasil.

Entre as oficiais de mesa estão Gabrielle Sales, Priscila Rodrigues, Claudete Rodrigues e Elainy Cândido. As árbitras são Larissa Sales, Maria Claudia Comodaro, Ana Carolina Galvão e Miriam Lorena. As três primeiras, inclusive, formaram o trio de arbitragem do último jogo da segunda-feira, entre Black Star Basquete e Vila Nova/AEGB. Essa presença das mulheres seguirá em todo o Brasileirão, e o Diretor de Arbitragem da CBB, Vander Lobosco Jr, explicou esse crescimento.

Já fizemos dois acampamentos nacionais apenas para mulheres na CBB, durante dois anos seguidos. Em 2020, não fizemos por conta da pandemia. Hoje, temos três mulheres indicadas à Comissárias da FIBA. Trabalhamos incentivando as árbitras mulheres. Em 2019, tivemos o primeiro trio só de mulheres, no Campeonato Brasileiro Adulto, um avanço que tivemos. E agora isso é uma realidade. Isso se deve ao destaque as mulheres estão tendo na CBB e na FIBA. Assim, crescemos o número de mulheres também na Liga Nacional de Basquete e na Liga de Basquete Feminino. Teremos, inclusive, mais uma árbitra internacional brasileira. Elas entram no jogo pela qualidade técnica. Nos acampamentos, temos visto que a qualidade delas têm crescido bastante. A escala é feita pela qualidade técnica. Temos, hoje, um programa específico para mulheres, que é gerenciado pela Daniela Costa, instrutora de desenvolvimento feminino - frisou Vander Lobosco Jr.

O Brasileirão continua nesta terça-feira, com três partidas em Goiânia pela Conferência Gerson Victalino. Às 14h, Flamengo/Blumenau enfrenta o Botafogo. Mais tarde, às 17h, será a vez de Black Star Basquete/Unisociesc x Osasco Basket. E por último, às 20h, Anápolis Vultures e Vila Nova/AEGB se enfrentam. Todos os jogos terão transmissão ao vivo pela CBB TV. E você se cadastra aqui para ver tudo de graça!

« Voltar