Brasileirão: Relembre o Flamengo campeão do Brasileirão de 2008 diante do Brasília


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Em 2008, o Campeonato Brasileiro de Basquete pegou fogo! E os dois melhores times do ano chegaram na decisão: Flamengo e Brasília. Em melhor de cinco partidas, o Rubro-Negro bateu os candangos por 3 a 0 e conquistou a taça do campeonato. O Brasileirão daquele ano foi disputado entre os dias 6 de janeiro a 3 de junho, com 12 equipes, 165 partidas e transmissão ao vivo pelo SporTV. Marcelinho Machado, do Flamengo, com 732 pontos, foi o cestinha do torneio.

Faltando cinco dias para o Brasileirão 2021, recordamos essa taça do Flamengo, que este ano, jogará o torneio em parceria com o Blumenau, em equipe chamada de Flamengo/Blumenau. A estreia do time será no dia 8, às 14h, contra o Osasco Basket, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, com transmissão ao vivo da CBB TV.

Confira a história do torneio!

Jogaram o Brasileirão de 2008: Bira, Cetaf, Flamengo, FTC/EAD, Iguaçu, Joinville, Brasília, Londrina, Minas, Saldanha da Gama, Uberlândia e Ulbra/Rio Claro. Na primeira fase, todos os times se enfrentaram em turno e returno. O Flamengo terminou em primeiro, com 19 vitórias, contra 16 do Minas e 15 do Brasília.

Nas quartas de final, o Flamengo derrotou o Cetaf, do Espírito Santo, por 3 a 0. Joinville bateu Ulbra/Rio Claro por 3 a 2. Brasília tirou Uberlândia por 3 a 1. E Minas triunfou sobre o Saldanha da Gama por 3 a 0. Nas semis, o Fla venceu Joinville por 3 a 0. E Brasília bateu Minas por 3 a 1.



Já na grande final, um atropelo do Flamengo por 3 a 0. Com 93 a 66 no primeiro jogo, 91 a 76 no segundo e 101 a 96 no terceiro, fechando a série de forma precoce no Ginásio do Asceb, em Brasília, já que os dois primeiros confrontos haviam acontecido no Maracanãzinho.

Na partida derradeira, Marcelinho, cestinha daquele ano, anotou 40 pontos! Do lado do Brasília, Arthur foi o cestinha com 20 pontos. Os árbitros do jogo foram Cristiano Maranho, José Carlos Pelissari e Fernado Serpa.

Naquele ano, Marcelinho terminou o campeonato com médias de 24,4 pontos, 2,9 roubos de bola e eficiência de 27,8, sendo o MVP do torneio. Shilton foi o reboteiro por Joinville, com 10,7 por jogo. E Sucatzky, do Minas, foi o melhor em assistências, com médias de 10,4 por duelo.

Aquele time do Flamengo tinha Marcelinho, Hélio, Igor, Wagner, Fernando Mineiro, Fred, Duda, Maicon, Rafael, Colin, Marcellus, Soraggi, JP, Wanderson, João Aires, Amiel, Coloneze e Alírio. Paulo Chupeta era o treinador. O Brasília jogava com Valtinho, Ratto, Arthur, Cipriano, Spillers, Charles, Estevam e Brasília. Lula Ferreira era o técnico.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar