Brasileirão: Relembre o Botafogo campeão da Taça Brasil de 1967 sobre o Corinthians


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


De um lado, um elenco que era a base da Seleção Brasileira e bicampeão da Taça Brasil, então o Campeonato Brasileiro. Do outro, um time experiente e corajoso. Em 1967, Botafogo e Corinthians duelaram pelo troféu da Taça Brasil e o Alvinegro Carioca, na terceira edição de um torneio que marcou época, quando a Seleção Brasileira vivia os anos dourados após o bicampeonato mundial em 1959 e 1963.

ACESSE A PÁGINA DO BRASILEIRÃO 2021

A Taça Brasil era um torneio de tiro curto, dentro dos moldes da época e das possibilidades financeiras das equipes e contou com quatro clubes: Botafogo, Corinthians, Clube dos Funcionários e Náutico, com jogos entre 30 de março e 1º de abril. O Brasileirão 2021 começa no dia 8 de fevereiro, com o jogo entre Flamengo/Blumenau x Osasco, no Ginásio Rio Vermelho, em Brasília!

O Corinthians, então bicampeão da disputa, era o favorito para a taça e tinha no elenco nomes como Rosa Branca, Ubiratan, Wlamir Marques e Amaury. Na estreia, logo uma "porrada" no Clube dos Funcionários, de Volta Redonda, por 115 a 65. O Botafogo não fez diferente, e venceu o Náutico por 81 a 28. Na segunda rodada, o Corinthians venceu o Náutico por 91 a 44 e o Botafogo bateu o Clube dos Funcionários por 95 a 55.



Com um grupo único de disputa, a decisão da taça ficou para o duelo final entre Botafogo e Corinthians. Em jogo muito equilibrado, o Alvinegro venceu por 85 a 84,  no Ginásio Club Municipal, no Rio de Janeiro. Amaury chegou a ter a chance da vitória, mas errou os lances livres já com o cronômetro zerado. Apesar da derrota, Wlamir Marques foi o cestinha da Taça Brasil com 90 pontos.

Até hoje, os botafoguenses lembram desta taça com muito carinho, já que foi o primeiro título nacional entre os cariocas. E o Corinthians, com quatro titulares da Seleção, Wlamir, Amaury, Ubiratan e Rosa Branca, era praticamente imbatível na época e poucos acreditavam que alguém poderia bater o bicampeão nacional.



- O time deles tinha Ubiratan, Wlamir, Amaury e Rosa Branca, titulares da seleção. Ninguém acreditava que poderíamos vencer. Antes mesmo de o segundo lance livre de Amaury bater no aro já tínhamos invadido a quadra para comemorar. Foi um verdadeiro milagre ganhar daquele time - disse no passado o técnico Tude Sobrinho, do Botafogo. em Acervo de Cláudio Falcão.

O Alvinegro tinha no elenco: José Luiz Pereira, Grossi, Devoto, Sebba, José António Gonçalves, Tomasini, Netto, Otto, Édson Ramos, Cianella e Conde. Já o Corinthians contava com: Wlamir, Rosa Branca, Amaury, Mical, Ubiratan, Renê, Renzo e Peninha.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar