Brasileirão: Relembre o tricampeonato de Franca em decisão sobre o Vasco em 1999


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Maracanãzinho lotado. Pedrocão abarrotado. Em 1999, Vasco e Franca fizeram uma série melhor de cinco jogos que entrou para a história do basquete brasileiro. Com craques dos dois lados, as equipes decidiram o Campeonato Brasileiro adulto masculino, com vitória dos paulistas por 3 a 2 em um torneio decidido, literalmente nos detalhes. Hoje nome de conferência no Brasileirão, Hélio Rubens era o técnico francano, naquele dia, o primeiro tricampeão brasileiro da história. Relembre aqui, como foi aquela edição do Brasileirão, que começa em SEIS DIAS!

ACESSE A PÁGINA DO BRASILEIRÃO 2021

O torneio de 1999 contou com 14 equipes, começou no dia 10 de janeiro e terminou no dia 30 de maio. Ao todo, foram disputadas 217 partidas, com transmissão ao vivo do SporTV. Primeira equipe na fase de classificação, o Mackenzie/Microcamp acabou fora da final, mas teve em Oscar Schmidt o cestinha da temporada, com 1.375 pontos.



Disputaram o Brasileirão: Bauru, COC/Ribeirão Preto, Flamengo, Franca, Mackenzie/Microcamp/Barueri, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Santo André, Unit/Uberlândia, Ulbra, Vasco da Gama e Londrina, Botafogo e União Corinthians, esses três últimos inclusive, estarão no Brasileirão 2021.

A disputa acontecue em duas fases: As 14 equipes disputaram partidas em um sistema de turno e returno, em que enfrentaram todos os adversários em seu mando de quadra e fora dele. As oito equipes classificadas jogaram num sistema mata mata e a vencedora desses foi declarada Campeã Nacional de Basquete Masculino de 1999. É dividida em três partes: quartas, semifinais e final.

O Mackenzie terminou a primeira fase com 24 vitórias em 26 jogos, seguido do Vasco com 22 vitórias em 26 e do Mogi, com 18 em 26. No mata-mata, o Vasco eliminou o Botafogo por 3 a 0; Bauru derrotou o Mogi por 3 a 2; Franca derrubou o Flamengo por 3 a 1 e Mackenzie bateu Londrina por 3 a 2. Já nas semifinais, Franca venceu Mackenzie por 3 a 2, em série histórica. E o Vasco derrotou o Bauru por 3 a 0.



Na grande decisão, muito equilíbrio. O Vasco venceu o primeiro jogo por 77 a 74. Franca triunfou no segundo por 85 a 76. No jogo 3, vitória do Vasco por 99 a 74. No quarto duelo, Franca se deu bem por 88 a 70 e fechou a série vencendo o jogo 5 por 86 a 80, ficando com o título do Brasileirão, no dia 30 de maio, em pleno Maracanãzinho.

Franca era comandado por Hélio Rubens, que depois fazendo história também no Vasco. E tinha no time Chuí, Gilsinho, Guilherme da Luz, Sandro Varejão, Valtinho, Helinho, Higgins, Rodrigo Bahia, Edu Mineiro, Jorginho, Márcio Dornelles, Fernando Reis, Fransérgio e Ricardo Giannecchini. O Vasco tinha no grupo: Vargas, Demetrius, Paulinho, Janjão, Charles Byrd, Mingão, João Batista, Rogério, Diego, Espiga e Ricardinho. O técnico era o portorriquenho Flór Melendez.

Hoje, é possível encontrar nas redes sociais lembranças daquela decisão, com fotos históricas e inclusive ingressos da decisão. No Mercado Livre, um fã, por sinal, vence o ingresso da partida do dia 23 de maio, no Rio de Janeiro, pelo valor de R$ 30.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar