Inscrições para o Bolsa Atleta 2021 começam na próxima semana


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


As inscrições para o programa Bolsa-Atleta 2021 começam já na semana que vem. E quem quiser se beneficiar deve ficar de olho em algumas mudanças do edital publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21).

A novidade desta edição é o sistema virtual para inscrição e acompanhamento dos processos, pela internet. Até o ano passado, os candidatos precisavam enviar documentos pelos Correios.

As bolsas serão de R$ 370 até R$ 3.100 mensais, e as inscrições pela plataforma digital podem ser feitas a partir da próxima terça-feira, dia 26 de janeiro.

Segundo o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, a publicação do bolsa atleta aconteceu em janeiro, para garantir os recursos para a Bolsa Atleta, que já consta na Lei Orçamentária Anual deste ano. Ele relata que, anteriormente, a pasta iniciava o ano tendo que correr atrás de uma verba suplementar, porque o orçamento nunca era suficiente.

A expectativa é que, em 2021, o programa supere os números do último edital, que contemplou mais de 6 mil e 300 atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas. E pela primeira vez, o edital contempla resultados esportivos dos últimos dois anos (2019 e 2020), para que os atletas não sejam prejudicados pelos efeitos da pandemia de Covid-19. Em 2019, a temporada teve cerca de novecentas competições elegíveis ao Bolsa Atleta. Já em 2020, o número caiu para 61.

O programa Bolsa Atleta foi criado em 2005 para auxiliar no desempenho e na evolução do esporte brasileiro, e já concedeu quase 70 mil bolsas, para 27 mil atletas de todo o país.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, 77% dos atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas. E das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros – a maior campanha da história – apenas o ouro do futebol masculino não contou com bolsistas.

O período de inscrições segue até 15 de fevereiro, na página do Bolsa Atleta do Ministério da Cidadania.

Fonte: Agência Brasil

« Voltar