Protocolos e cuidado: Acampamento feminino preza pela saúde das meninas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Evoluir é necessário. Treinar. Aprender. Mas, sem deixar de lado os protocolos de saúde e os cuidados com a pandemia da COVID-19. Assim tem sido desde o último dia 6 de dezembro, quando os melhores talentos sub-18 que atuam no Brasil se reuniram para o Acampamento Feminino em Sorocaba, São Paulo, sob o comando da Confederação Brasileira de Basketball. Os procedimentos começaram com o básico. Todos os participantes tiveram que negativar no exame PCR para o novo coronavírus. Só assim puderam fazer parte da bolha em Sorocaba.

- Já no primeiro encontro as atletas foram orientadas sobre medidas de higiene pessoal, precauções de contato, importância do uso da máscara a todo momento e sobre os sintomas da doença que deveriam ser imediatamente reportados a equipe médica. Conseguimos criar uma espécie de bolha, de forma a reduzir as chances de contato com a doença - explica a médica Cristina Casagrande.

No hotel, as jogadoras compartilham o mesmo andar, sendo cada jogadora responsável pela manutenção do próprio quarto, ou seja, sem exposição a terceiros. Durante as refeições, o restaurante foi aberto apenas para as meninas do Acampamento.

- Funcionários do hotel devidamente equipados serviam os alimentos, minimizando o manejo dos utensílios - explica a fisioterapeuta Ariane Lopes.



Transporte

A ida para o treino e as atividades em quadra também tiveram medidas de segurança, para evitar contágio com o vírus que volta a crescer no Brasil.

- O ônibus da CBB transporta toda a equipe até o ginásio, onde já na entrada a temperatura é aferida e expectadores visitantes são proibidos. Antes e depois de cada treinamento todo equipamento passa por minuciosa limpeza.  Os atendimentos fisioterápicos acontecem somente com agendamento prévio de horário e limitado o número de atletas atendidas em cada período - reforça Ariane.

Adriana Santos, Gerente do Acampamento, reforça a importância das precauções da CBB junto às meninas.

- Apesar de toda a situação única que estamos vivendo não deixamos de lado nosso compromisso com atletas. Palestras multidisciplinares foram realizadas pela equipe médica Dra Cristina Casagrande e de fisioterapia com a fisioterapeuta Ariane Lopes, abordando temas de extrema importância para nossas atletas, como alimentação, sono, educação sobre dor, exercícios preventivos CBB 12 e os cuidados ginecológicos da mulher atleta - explica Adriana Santos, duas vezes medalhista olímpica, campeã mundial e gerente da Seleção Feminina e do Acampamento.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar