Giro: Acampamento de Desenvolvimento e Promoção de Arbitragem reúne 118 oficiais em Maringá


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Federação Paranaense de Basketball (FPRB) fechou o mês de fevereiro com um evento marcante para a formação e desenvolvimento da arbitragem brasileira. Entre os dias 14 e 16 do mês passado, a cidade de Maringá recebeu o Acampamento de Desenvolvimento e Promoção da Arbitragem, em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball. Ao todo, 118 oficiais receberam informações e ensinamentos importantes para a sequência da temporada de 2020, em mais uma ação da CBB para fortalecer o conhecimento da modalidade de difundi-la cada vez mais.


Foto: Divulgação/FPRB.jpg

- A FPRB é a terceira Federação que mais possui oficiais e em 2019 foi a Federação que mais teve promoção de árbitros a categoria nacional e isso se deve ao quantitativo de competições realizadas no estado, acampamentos de Arbitragem realizadas pela Federação e busca de participação dos próprios oficiais em acampamentos de Arbitragem em outros estados. Foram sete árbitros promovidos com idade inferior a 25 anos e isso se torna um fator super positivo tendo em vista que esses jovens árbitros irão continuar suas preparações em outros acampamentos e competições. Foram selecionados 12 árbitros da FPRB para o programa de promoção de categoria e esses árbitros foram submetidos a treinamento de mecânica de arbitragem, sinalização, situações reais em jogos amistosos, avaliação teórica e junto dos demais oficiais do quadro realizaram o teste físico da FIBA. Foi gratificante ver a quantidade de oficiais em busca de crescimento profissional - disse o coordenador de arbitragem da CBB, Vander Lobosco Jr.


Foto: Divulgação/FPRB.jpg

Para o presidente da FPRB, Marival Mazzio, também foi importante a parte psicológica do Acampamento, com a presença de um psicólogo acompanhando os trabalhos.

- Essa clínica em Maringá, podemos considerar como excelente, de grande nível. Muitos desses árbitros participam de competições contínuas, Jogos Abertos, Escolares, Universitários, em todas as suas fases. A troca de experiência é importante, além da aquisição de novas possibilidades e vivências na arbitragem. A palestra do Vander foi boa, tivemos a novidade do psicólogo, que fez um trabalho diferenciado com relação a foco, que é o que interfere no trabalho da arbitragem. E ainda tivemos a participação dos árbitros que estão indo para nível nacional. Eles conseguiram, na parte prática, física e teórica, a conquista dessa possibilidade - disse o dirigente.

« Voltar