Melhor técnico do Brasileirão irá ganhar o Troféu Cláudio Mortari


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Campeonato Brasileiro adulto de basquete masculino irá homenagear um dos grandes treinadores do Brasil. O melhor técnico do torneio que começa em fevereiro de 2021 irá ganhar o troféu Cláudio Mortari. A homenagem é um reconhecimento a carreira e aos feitos do paulista de 72 anos, treinador do São Paulo e com história de sobra no basquete brasileiro. Com passagens por Palmeiras, Sírio, Bradesco, Corinthians, Pirelli, Telesp, Rio Claro, Mogi, Mackenzie, Flamengo, Automóvel Clube, São Bernardo e Pinheiros, Mortari também comandou a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Moscou 1980.

Pelo Palmeiras, Mortari ganhou o Brasileirão de 1977. Ja com o Sírio, entrou para a história com o título Mundial Interclubes de 1979, levou o Sul-Americano em três oportunidades e o Brasileirão em outras três: 1978, 1979 e 1983. No Rio Claro, venceu o Brasileiro de 1995. Pelo Pinheiros, foi campeão da Liga das Américas de 2013. Também conquistou Cariocas e Paulistas por Pinheiros, Flamengo, Mackenzie, Mogi, Rio Claro, Corinthians e Sírio. Nas Seleções de base, em 1979, foi vice-campeão mundial juvenil com o Brasil.

Mortari começou no Palmeiras. Passou pelas categorias de base como jogador, até chegar ao time adulto. Porém, teve uma carreira curta. Aos 25 anos, deixou de ser jogador para ser técnico. De 1969 a 1976, ele treinou as equipes de base do Alviverde e ganhou seis prêmios de melhor técnico. Ainda em 1976, assumiu a equipe adulta do Palmeiras e colocou Oscar Schmidt para jogar nos profissionais. Em 1977, saiu do Palmeiras para assumir o Sírio.

Em conversa com a CBB, Mortari falou sobre a homenagem da CBB a ele.

- Eu gostaria de agradecer a lembrança do meu nome entre os premiados do campeonato. Fico feliz de ter o trabalho reconhecido. E emocionado. A gente tem uma trajetória importante dentro do basquete brasileiro. E ser lembrado a essa altura da vida com uma homenagem, premia todo o meu trabalho anterior. É uma medalha que recebo a mais dentro da minha carreira. Estou muito feliz, emocionado, e espero fazer jus a ela - disse Cláudio Mortari.

Brasileirão definido

A edição de 2021 do Campeonato Brasileiro terá 12 equipes. A disputa conta com times tradicionais como o Botafogo, União Corinthians e o Vila Nova, todos com títulos nacionais em sua história, e começa em 13 de fevereiro, com representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, totalizando seis estados, e três regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro. No Rio Grande do Sul, o União Corinthians irá voltar ao basquete profissional. O mesmo caminho faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo. E o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.

Fórmula de disputa

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.

Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar detalhes das transmissões das partidas e também a tabela e divisão das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar