Basquete de luto: morre Marlene José Bento


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O basquete brasileiro está de luto. Nesta terça-feira, 27 de outubro, perdemos Marlene José Bento, de 82 anos. Marlene foi capitã da Seleção Brasileira entre as décadas de 50 e 70, e participou das primeiras grandes conquistas das mulheres brasileiras. Mulher de garra, ela ajudou a abrir as portas do esporte para toda uma geração. Em quadra, Marlene conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955, a prata em 1959 e 1963 e o ouro em 1967 e 1971. Com a Seleção, foi bronze no Mundial de 1971, em São Paulo.

Depois da fase de atleta, Marlene tornou-se técnica. E foi a primeira treinadora de Hortência, ajudando na descoberta de um dos maiores talentos que o basquete nacional já teve. Nas redes sociais, Hortência falou.

- Uma homenagem e todo meu agradecimento a minha primeira te?cnica de basquete Marlene! Virou uma estrela - disse a jogadora.

Fotos: Acervo/Norminha

Marlene José Bento nasceu no Rio de Janeiro, em 1938. E faleceu em Niterói. A família não revelou a causa da morte. Ela começou no Clube do Sargento, depois passou por Botafogo, Flamengo e São Caetano.

Além dos títulos citados acima com a Seleção Brasileira, Marlene, que atuava como pivô, também venceu os Sul-Americanos de 1958, 1965, 1967, 1968 e 1970.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar