FIBA comemora 70 anos do Mundial masculino com referência ao bi do Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Federação Internacional de Basquete, FIBA, comemora nesta quinta-feira, 22 de outubro, 70 anos de história no Mundial masculino. A primeira edição do torneio aconteceu em 1950, em Buenos Aires, e a última na China, em 2019. No texto, a FIBA cita algumas curiosidades e momentos relevantes da história da competição. Entre elas, destaque para o Brasil, o primeiro bicampeão consecutivo da disputa, o famoso "back to back", ao conquistar a taça em 1959, no Chile, e 1963, no Brasil, com o Maracanãzinho lotado.

A Seleção Brasileira masculina figura entre os principais vencedores da competição. Além dos dois títulos, o time também tem as pratas conquistadas em 1954 no Uruguai e 1970, na Iugoslávia, e o bronze em 1967, no Uruguai, e 1978, nas Filipinas. Na lista de maiores campeões, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, União Soviética e Iugoslávia, somando seis pódios e mais dois quarto lugares.

- Na terceira edição em Santiago, em 1959, com a competição disputada ao ar livre pela primeira vez no Estadio Nacional de Chile, o Brasil se recuperou da decepção de um vice-campeão em casa para os Estados Unidos em 1954 no segundo Mundial Copa, no Rio de Janeiro. O formato em 1959 era diferente do atual. As duas primeiras equipes de cada um dos cinco grupos da Rodada Preliminar avançaram para a Rodada Final e jogaram uma contra a outra. O time com melhor aproveitamento na Rodada Final, que foi o Brasil (5 a 1), venceu o campeonato. Os EUA (4-2), que perderam para o Brasil, terminaram em segundo lugar. O Brasil se tornou o primeiro país a conquistar o campeonato duas vezes ao vencer o segundo campeonato consecutivo na Copa do Mundo de 1963, que também foi disputada no Rio - cita o texto da FIBA.

Recentemente, a FIBA lançou também um documentário sobre a história da Copa do Mundo entre os homens. Você pode assistir aqui:

« Voltar