Departamento de Arbitragem lança Manual de Aptidão Física


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Os árbitros brasileiros ganharam um importante aliado para manterem a forma física e seguirem suas carreiras. O Departamento de Arbitragem da CBB, em parceria com a Cinética Esportes, lançou recentemente o Manual de Aptidão Física, documento proposto para que os mesmos recebam informações e orientações quando ao preparo físico e técnico para a continuidade dos trabalhos. Diretor de arbitragem da CBB, Vander Lobosco Jr falou sobre a importância do passo dado.

- Este manual só foi possível graças a o apoio incondicional das seguintes pessoas, Guy Peixoto Júnior - Presidente CBB, Marcelo de Sousa – Diretor Executivo CBB, Alex Oliveira – Diretor Técnico CBB - que não mediram esforços para que tudo isso fosse possível, mudando o panorama da preparação física e do árbitro no Brasil, também agradecemos a todos aqueles oficiais que colaboraram com sua imagem para este manual.

O documento conta com 11 capítulos em 226 páginas e foi feito a várias mãos: Ramiro Inchauspe, Pablo Moraes Barbian, Gregório Lélis, Vander Lobosco Jr e Alessandra Fonseca. O material é completo e além da parte física, dá dicas sobre hábitos alimentares, recuperação de sono, postura do árbitro, noções éticas e até recovery pós-jogo.

O Manual de Aptidão Física está disponível para download dentro da aba de arbitragem do site da CBB e pode ser acessado diretamente neste link.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar