CBB lança projeto Basquete 3x3 em evento em São Paulo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



.jpg

No próximo sábado, dia 16, a Confederação Brasileira de Basketball fará o lançamento oficial do Circuito Brasileiro de Basquete 3x3. E não apenas da competição nacional, mas da temporada da modalidade, que inclui ainda duas competições internacionais a serem disputadas no Brasil. O Basquete 3x3 é parte do projeto Olímpico da CBB para os Jogos de Tóquio 2020, quando fará sua estreia em Olimpíada. O Brasil ocupa hoje a sétima posição do ranking masculino da FIBA e a 23ª no feminino. O lançamento será celebrado com um evento no Parque Villa Lobos, em São Paulo, a partir das 9h.

O Circuito Brasileiro de Basquete 3x3 será disputado, no masculino e feminino, nas categorias Sub-18 e Open (adulto). Serão seis etapas, indoor e outdoor, sendo a primeira de 14 a 18 de março. O Circuito terá premiação em dinheiro para os 8 primeiros colocados da categoria Open e na última etapa o prêmio será pago em dobro. Com a realização de uma etapa por mês, em variadas cidades brasileiras, a competição será disputada até setembro, à exceção do mês de junho. O campeão masculino conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour, em 22 e 23 de setembro. Completam o calendário mais uma competição nacional, a Copa do Brasil, e duas internacionais, em parceria com a FIBA, o Challenger e a Copa América. A CBB fechou parceria com o Grupo Globo para a transmissão do basquete 3x3.

O Challenger reunirá equipes nacionais e internacionais e será classificatório para a etapa do World Tour no Canadá, em 21 e 22 de julho. A Copa América será disputada no masculino e feminino e funcionará para os homens como preparatória para o Campeonato Mundial, a ser disputado nas Filipinas, de 8 a 12 de junho. O Brasil já garantiu a participação no Mundial masculino por ocupar a sétima posição no ranking da FIBA, que classifica até o 20º colocado. No feminino, a 23ª posição no ranking deixou a equipe brasileira fora da competição. A Copa do Brasil será disputada pelas oito equipes mais bem colocadas no Circuito Nacional.

"O basquete 3x3 terá toda a nossa atenção. Queremos investir na modalidade que tem grande conexão com os jovens e que nos abre uma enorme oportunidade de crescer. Com sua inclusão nos Jogos Olímpicos não podemos deixar escapar a chance de fazer um trabalho sério que nos traga resultados. O masculino já ocupa uma boa posição no ranking da FIBA e queremos ver o feminino na mesma trajetória", revelou Guy Peixoto, presidente da CBB.

O evento de lançamento do Projeto Basquete 3x3 terá início às 9h no Parque Villa Lobos. Estão programados jogos exibição com alguns dos melhores jogadores de 3x3, que disputam os torneios mais importantes da modalidade e fazem parte do ranking da FIBA, uma partida reunindo celebridades e fãs do esporte, exposição de objetos históricos do basquete, homenagem às lendas do basquete nacional, clínicas para crianças, apresentação de artista de rua, batalha de Djs e quadra livre para o público.

"Vamos fazer um evento que mostre o espírito do basquete 3x3 e apresente a modalidade para quem ainda não a conhece. Contaremos com a participação de atletas experientes e que ocupam as melhores posições dos rankings nacional e internacional, o que permitirá uma aproximação maior com o público. A modalidade vem crescendo e o nível técnico das competições também. Queremos aumentar cada vez mais o número de participantes para ver o surgimento de ídolos e craques que representem o Brasil no circuito mundial", sintetiza o Gerente de Desenvolvimento do Basquete 3x3 da CBB, Francisco Oliveira.

« Voltar