Dante De Rose Jr reúne em dois livros a história do basquete mundial e brasileiro nos Jogos Olímpicos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



.jpg

Mestre em Educação Física, Doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Treinador e autor de diversas publicações ligadas ao basquete, Dante De Rose Jr é autor de dois livros que resgatam a história do basquete mundial e brasileiro nos Jogos Olímpicos: "O basquetebol masculino nos Jogos Olímpicos: história e a participação do Brasil" e "O basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos: 1976-2016".

O primeiro traz a história do basquete nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição em que foi apresentado como esporte de demonstração, em 1904 em Saint Louis (EUA), até a recente edição dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016.

Já o segundo é um registro da história do basquete feminino nos Jogos Olímpicos, que teve início em Montreal, em 1976, 40 anos depois da inclusão do basquete no programa oficial dos Jogos. O autor concede especial atenção ao basquete brasileiro, ressaltando as conquistas de medalhas dos atletas e o trabalho incansável das equipes, técnicos e árbitros ao longo desses 40 anos de participação.

E o melhor de tudo: esse acervo riquíssimo de informações sobre o basquete está disponível de forma gratuita no Portal de Livros Abertos da USP. Basta clicar nos links abaixo para acessar o conteúdo dos livros:

"Eu milito no basquete há muitos anos e uma coisa que sempre me interessou bastante foi a parte histórica. Tenho registros históricos de várias competições e em determinado momento, inclusive a partir de matérias que publiquei no meu blog, resolvi compilar todo esse material em duas obras relatando um pouco da história do basquete olímpico, não só do Brasil, mas mundial. Então, essa é uma obra que me deu muito prazer e que resgata essa história. Nos livros eu trago, principalmente no feminino, alguns depoimentos de pessoas que participaram dessa história. Além disso, estou preparando, talvez para o segundo semestre, algo semelhante em relação aos campeonatos mundiais", explicou De Rose.

Amante do Basquete desde os 10 anos, quando começou a praticar a modalidade, em 1972 ingressou na Escola de Educação Física da USP com o objetivo de ser técnico de basquete. Exerceu a profissão a partir de 1974 quando atuou na Associação Brasileira "A Hebraica". Depois vieram o Clube Tamoio de São Caetano do Sul, Sociedade Esportiva Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, Colégio Santo Américo, Clube Atlético Monte Líbano e Clube Payneiras do Morumbi. Em 1977, paralelamente às atividades de quadra, abraçou a carreira acadêmica como docente atuando na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, FEFISA de Santo André, FEC de São Caetano do Sul e Escola de Educação Física da USP, onde permaneceu até 2006 ministrando as disciplinas Basquete, Psicologia do Esporte e Pedagogia do Esporte (nos cursos de Graduação) e Esporte e Atividade Física na Infância e Adolescência (no curso de Pós-Graduação). Em 1985 concluiu o curso de Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física da USP e, em 1996, doutorou-se em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da USP. Em 1999 obteve o título de Livre Docência e em 2003 tornou-se Professor Titular da Escola de Educação Física da USP. Em 2005 assumiu a Coordenação do curso de Ciências da Atividade Física da recém-criada Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, da qual tornou-se Diretor em 2006 exercendo a função até 2010. Na EACH aposentou-se em 2012. Além das atividades acadêmicas, participou e ainda atua em diversos eventos nacionais e internacionais, destacando-se congressos, clínicas e palestras em encontros de basquete. Também foi um dos responsáveis pela implantação da estatística em campeonatos de basquete no Estado de São Paulo, no Brasil e em diferentes campeonatos internacionais.

É autor e coautor dos seguintes livros:

- Educação Física da Pré-Escola à Universidade – EPU – 1980

- Basquetebol - técnicas e táticas: uma abordagem didático-pedagógica – EPU/EDUSP (1987/2003/2010)

- Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática – Manole (2004)

- Esporte e atividade física na infância e adolescência – Artmed (2005/2009)

- Modalidades esportivas coletivas – Guanabara Koogan (2006)

- Minibasquetebol na Escola – Ícone (2015)

- O basquetebol masculino nos Jogos Olímpicos: história e participação do Brasil – EACH-USP (2017)

- O basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos: 1976 - 2016 – EACH-USP (2017)

- Hebraica dos 2 aos 20: elaboração de um programa de formação esportiva – EACH-USP/Hebraica (2017)

- Basquetebol: do treino ao jogo – Ed. Manole (2017)

Também é autor de vários capítulos de livros e responsável pelo blog Viva o Basquetebol – .

Atualmente é membro e sócio fundador da Rede Internacional de Basquetebol Educativo (RIBE) – responsável pelo núcleo de São Paulo – ministrando cursos, clínicas e palestras no Brasil e América do Sul, e ex-consultor do programa Hebraica – dos 2 aos 20, da Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo.

« Voltar