Primeira Academia de Desenvolvimento da NBA na América Latina tem Walter Roese no comando técnico


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



.jpg

A NBA inaugurou no último mês de março, na Cidade do México, a NBA Academy Latin America, uma das inciativas da liga para desenvolver jovens talentos tanto dentro quanto fora das quadras. Austrália, China, Índia e Senegal também já possuem esse tipo de academia.

E o Brasil está muito bem representado nesse projeto. O ex-jogador e, desde 2000, treinador Walter Roese, de 51 anos, é o Diretor-Técnico e coach na primeira Academia de Desenvolvimento da NBA na América Latina.

Nascido no Rio Grande do Sul e com vasta experiência em categorias de base e basquete universitário, Roese mora há 27 anos nos Estados Unidos e trabalhou como assistente-técnico na NCAA (principal liga norte-americana de basquete universitário) em universidades como Brigham Young (Havaí), San Diego e Nebraska. Como treinador liderou a Universidade do Havaí e o Brasil nas Universíades de 2007 (Tailândia), 2009 (Sérvia) e 2011 (China). Além disso, sagrou-se vice-campeão da Copa América dirigindo a Seleção Brasileira Sub-18, quando o País perdeu dos EUA na decisão por 81 a 78. Atualmente, é scout (olheiro) do Utah Jazz e um dos técnicos do Eurocamp Next Gen, evento que reúne promessas do basquete, principalmente da Europa.

Confira abaixo a entrevista que fizemos com Roese falando sobre essa nova fase em sua carreira:

« Voltar