Ramiro Inchauspe é convidado para ser preparador físico de árbitros da FIBA Américas
Ramiro Inchauspe, preparador físico de árbitros da FIBA Américas.jpg
O gaúcho Ramiro Marques Inchauspe, de 28 anos, foi convidado recentemente para exercer a função de preparador físico de árbitros nas Américas. Apesar de jovem, já acumula bastante experiência acadêmica e profissional. Formado em Fisioterapia e Educação Física, Ramiro é Mestre e Doutorando em Ciências Médicas. Profundo estudioso sobre o treinamento físico de árbitros, Ramiro concedeu uma entrevista exclusiva para o site da CBB. Confira um pouco de sua trajetória:
Em nosso primeiro trabalho realizamos por dois meses um programa de treinamento para um grupo de 16 árbitras, que demonstraram grande evolução ao longo dos treinamentos e chegaram muito bem preparadas para a competição. Graças a este trabalho recebi um convite do senhor Geraldo Fontana, Diretor de Árbitros da FIBA Américas, para ser preparador físico de árbitros nas Américas.
Com estes dados em mãos, estudos serão feitos e publicados para que cada vez mais estas informações sejam difundidas.
Ainda para este ano estamos trabalhando em um manual para a Preparação e Aquecimento do Árbitro que será utilizado em todo o território nacional, algo que até hoje nunca foi realizado.
Após receber algumas informações sobre as árbitras, formamos um grupo no WhatsApp onde a cada semana eu enviava uma planilha de treinos e postava vídeos com os exercícios e as árbitras faziam o mesmo. A aceitação e o empenho por parte delas foi sensacional, e tivemos um grande resultado no campeonato.
Recentemente estive na Copa América Sub-18 no Canada, onde realizei avaliações físicas dos árbitros, teste físico exigido pela FIBA, treinamentos diários para ativação da musculatura, treinamentos específicos para alguns árbitros, avaliação dos árbitros durante o jogo, como estão correndo, como está sua postura e fazendo observações para o crescimento geral. Nessa competição pude utilizar o sistema Polar Team Pro, com o qual posso acompanhar os dados dos árbitros durante o jogo, como, por exemplo, quanto estão correndo, distância, calorias gastas, sprints etc.
Só tenho a agradecer ao Vander pela oportunidade que foi dada na ARBBRA e agora na CBB, e ao Senhor Geraldo Fontana pelo convite e pela confiança.
.jpg