Torneio de Basquete de Franca tem primeiro resultado centenário
Foto: Gabriel Ferreira – Palavra Fácil Comunicação.jpg
A quinta-feira começou inspirada nos jogos do 4º Torneio de Basquete de Franca. Na primeira partida do dia na categoria Sub-15, o Inter de Santos conseguiu o primeiro placar centenário da competição. Venceu o AMAB Mauá Sub-14 por 109 a 43, em uma partida em que os santistas dominaram do início ao fim. "Nossa equipe está bem no campeonato metropolitano, e conseguimos manter o ritmo aqui em Franca. O placar foi construído naturalmente graças a uma boa defesa e aos contra-ataques", disse Lauro César, técnico do Inter de Santos.
O cestinha da partida foi o jogador Kilin Jesus, do Inter, com 38 pontos. Pelo lado do AMAB Mauá, Michel e Gabriel anotaram 11 pontos cada. "Sabíamos que seria um jogo complicado, nós viemos com o time sub-14 e tentamos, de todas as formas, fazer um jogo mais igual", afirmou Marcel Adrian, técnico do Mauá.
No outro jogo sub-15, duelo de duas equipes de Minas Gerais. Olympico e Minas Tênis fizeram um jogo decidido nos no último quarto. O Minas começou melhor, logo abriu vantagem de 15 pontos, mas aos poucos o Olympico diminuiu. No final prevaleceu o conjunto e o Minas venceu por 58 a 47. "Sabíamos que seria um jogo duro, não começamos bem e ter que correr atrás do placar é complicado, mas nossa equipe está crescendo e isso é muito bom", destacou Fernando Gabin, técnico do Olympico. Com 17 pontos, Matheus Holonato, do Minas, foi o cestinha. Pelo Olympico, Erick anotou 14 pontos.
Ainda teve clássico francano no Sub-15. Com o ginásio do SESI cheio, SESI Franca Basquete 14 e Chuí Esportes fizeram uma disputa com muita alternância no placar no primeiro tempo. O SESI ditou o ritmo nos primeiros 10 minutos, mas no segundo quarto tomou a virada dos garotos do Chuí Esportes. Nos últimos quartos o SESI Franca Basquete 14 impôs o ritmo, abriu vantagem e venceu por 84 a 64. Carlos Silva do SESI e Luís Felipe do Chuí Esportes anotaram 20 pontos cada. "Aproveitamos bem a ideia do torneio de movimentar os garotos e conseguimos fazer frente nos dois primeiros quartos, mas no segundo tempo a equipe deles foi melhor e fez o resultado", avaliou Carlos Alberto Rodrigues, técnico do Chuí Esportes.
Fechando os jogos do Sub-15, equilíbrio no duelo entre SESI Franca Basquete e AMAB Mauá. O time da grande São Paulo comandou o placar em disputa equilibrada até o último quarto, quando os francanos do SESI fecharam a defesa e conseguiram reverter a vantagem. Final de jogo, SESI Franca Basquete 65 x 60 AMAB Mauá. Gustavo Castro foi o cestinha com 14 pontos para Mauá, e para o SESI, Marcos Soares anotou 11.
No primeiro jogo da categoria Sub-13, disputado no ginásio Pedrocão, os garotos do Chuí Esportes venceram o Fluminense por 71 a 62, em partida decidida nos últimos 10 minutos. "Foi um jogo de alto nível e decidido nos detalhes. O Fluminense trouxe os meninos para ganhar experiência e já pegamos um jogo duro contra Franca, fico muito orgulhoso. Parabéns a Franca pelo Torneio e aos garotos do Fluminense que estão honrando a tradição do clube", disse Ricardo Santos, técnico do Fluminense.
No outro jogo do Sub-13, os curitibanos da Sociedade Thalia não tiveram dificuldades para vencer o Flamengo B por 76 a 10. João Vitor, da Thalia, se destacou anotando 24 pontos. Pelo Flamengo B, Yan marcou 4 pontos.
Em jogo mais equilibrado e decidido nos segundos finais, Instituto ASPA e Inter de Santos fizeram uma partida emocionante e cheia de viradas espetaculares no placar. No início, os garotos de Santos dominaram a defesa e abriram vantagem. No segundo tempo, os francanos da ASPA acertaram a transição defesa-ataque e equilibraram o duelo. No final, em disputa ponto a ponto, o Instituto ASPA levou a melhor e venceu por 66 a 63. "Tivemos dificuldade com a defesa fechada deles, mas conseguimos reverter e controlar o jogo para vencer por três pontos", afirmou Anselmo Richinho, técnico da ASPA. O Cestinha da partida foi do Inter de Santos, Matheus anotou 15 pontos. Pela ASPA, João Marcelo fechou com 14 pontos.
No duelo entre paulistas e cariocas, os garotos da AMAB Mauá dominaram o ritmo contra o Flamengo A. Com o ginásio cheio, os mauaenses venceram por 46 a 32. O cestinha da partida foi o armador Elias, do AMAB Mauá, com 14 pontos. Pelo Flamengo A, Daniel Semenovitch marcou 8 pontos.
No jogo entre Minas Tênis e Paulistano, os mineiros levaram a melhor. Venceram por 74 a 41 com 20 pontos do jogador João. Pelo Paulistano, Luiz anotou 10 pontos.
O último jogo do Sub-13 reservou fortes emoções. Luso de Bauru e Ginástico fizeram um duelo com direito a prorrogação. No tempo normal as duas equipes se alternaram no placar, com um empate do Ginástico no último segundo de jogo: 46 x 46. Na prorrogação os mineiros se encheram de moral e bateram o Luso por 60 x 56. O cestinha do jogo foi o armador Yan, que anotou 30 pontos para o Ginástico. Já pelo Luso, o lateral Arthur foi o destaque com 14 pontos.
Rodada de Sexta-feira, dia 06
Sub-15
08h - AMAB Mauá 14 X Ginástico – SESI I
12h30 - Minas Tênis X Fluminense - POLI
12h - SESI Franca Basquete X Inter de Santos - SESI I
10h - AMAB Mauá X Olympico – SESI II
Sub-13
9h - Chuí Esportes X Luso Bauru – ESCOLA CHUÍ
10h30 - AMAB Mauá X Inter de Santos – ESCOLA CHUÍ
12h - Thalia Curitiba X Fluminense – ESCOLA CHUÍ
*******
8h - Instituto ASPA X Paulistano - POLI
9h30 - Flamengo A X Minas Tênis – POLI
11h – Flamengo B X Ginástico - POLI