Comissão técnica já estuda as particularidades da cidade-sede do Sul-Americano Adulto Feminino


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



Foto: Kiko Ross/ASE - O preparador físico, Clóvis ‘Vitta’ Haddad, e o técnico Carlos Lima.jpg

Com a cidade de Tunja, na Colômbia, confirmada para sediar o Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino 2018, que será realizado entre os dias 26 e 31 de agosto, a comissão técnica multidisciplinar da Seleção Brasileira, que conta com profissionais altamente gabaritados, já começou o planejamento para que o grupo chegue bem, iniciando favoravelmente o novo ciclo olímpico.

O preparador físico Clóvis ‘Vita’ Haddad tem buscado constantemente informações relevantes sobre a sede do Sul-Americano. "A cidade de Tunja (a 130 km de Bogotá) tem um fuso horário de menos duas horas em relação a Brasília; fato este que já requer um cuidado especial no tocante à viagem e à nossa chegada lá.

Outra preocupação é a altitude (2.800 metros). Ainda que não seja extremamente severa, já provoca alterações fisiológicas, daí a preocupação de preparar bem as atletas, usando o nosso trabalho multidisciplinar, conversando com a nutricionista e com o departamento médico para que as meninas suportem bem essas condições", explicou.

"Dessa forma, a preparação requer alguns cuidados especiais, por isso vamos nos planificar e estruturar para chegarmos ao local da competição na melhor forma possível", complementou Vita.

Já o médico Paulo Szeles afirmou também estar atento às peculiaridades de Tunja. "O departamento médico, juntamente com os demais profissionais que integram a comissão técnica multidisciplinar da Seleção, já está monitorando fatores importantes para uma preparação adequada, como o tempo de deslocamento, clima, fuso horário e a altitude, levando em consideração as características da cidade-sede da competição. Tudo isso para ser trabalhado com as atletas ao longo da preparação", explicou.

As atletas convocadas pelo técnico Carlos Lima para o Sul-Americano foram estas:

Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Isabela Ramona (Valencia/Espanha), Izabela Nicoletti (Florida State University/Estados Unidos), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete) e Thayná Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip)

Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Damiris Dantas (Atlanta Dream/Estados Unidos), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Kamilla Cardoso (Hamilton Heights/Estados Unidos), Stephanie Soares (ADC Bradesco) e Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha)

A apresentação do grupo ao técnico Carlos Lima acontece no dia 06 de agosto (segunda-feira), em Campinas (SP), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

« Voltar