Em comunicado, COI mantém o calendário da Olimpíada de Tóquio

As ligas esportivas pelo mundo estão paradas. E as atividades da Confederação Brasileira de Basketball também. Na semana passada, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) definiu pela paralisação de todas as suas competições. Assim, aumenta a dúvida de fãs e da comunidade do basquete sobre a realização do Pré-Olímpico de Split, em junho, e também da própria Olimpíada de Tóquio.

Foto: Divulgação.jpg

Nesta terça-feira, 17, o Comitê Olímpico Internacional emitiu comunicado mantendo o calendário da Olimpíada, em julho. E também reafirmou que especulações não irão ajudar em nada. Citou ainda que está analisando a situação e dia a dia verificando as condições. Assim, a Olimpíada, até o momento, está mantida, sem qualquer alteração.

O Brasil, se o calendário for mantido sem alteração pela FIBA após o retorno das atividades, entraria em quadra no dia 23 de junho, diante da Tunísia, na Croácia. A seleção ainda pegaria a equipe da casa. Se avançar para as semifinais, teria Alemanha, México ou Rússia. Apenas o campeão vai para Tóquio 2020.

O COI permanece totalmente comprometido com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e, com mais de quatro meses antes dos Jogos, não há necessidade de decisões drásticas nesta fase. Qualquer especulação neste momento seria contraproducente. O COI incentiva todos os atletas a continuarem se preparando para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 da melhor maneira possível.

Nos 43% restantes das qualificações, o COI trabalhará com as federações internacionais para fazer as adaptações necessárias e práticas em seus respectivos sistemas de qualificação para Tóquio 2020. O COI confia que as muitas medidas tomadas por muitas autoridades ao redor do mundo ajudarão conter a situação do vírus COVID-19.