LANCE LIVRE #9 - Uma quinzena movimentada no mundo do basquete


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Os últimos 15 dias foram bastante movimentados no universo do basquete. Muitas das situações relacionadas a pandemia mundial provocada pelo Coronavírus. O anuncio de atletas da NBA contaminados foi o "start" para a temporada ser suspensa. A FIBA seguiu o caminho e orientou que os campeonatos ao redor do planeta fossem paralisados, e assim foi feito por aqui.


Foto: Divulgação.jpg

Alem dos torneios de base e brasileiro adulto masculino, a recém iniciada LBF foi interrompida no ultimo dia 14 sem previsão para retorno. Uma triste, mas necessária decisão, visando evitar aglomerações, preservando a saúde tanto de torcedores como atletas.

Adiamento e cancelamento são palavras que estão causando arrepios nos organizadores dos Jogos Olímpicos. Até agora as datas do evento mundial estão mantidas, e a decisão final deve ocorrer em maio. A essa altura, o pré-olímpico masculino (agendado para junho) corre sério risco de também sofrer alteração, assim como os jogos de Tóquio em si.


Foto: Divulgação.jpg

A Consubasquet (Confederação sul-americana de basquete) anunciou cancelamento dos torneios agendados para marco e abril. O período do campeonato sul-americano adulto feminino, agendado para 01 a 06 de junho em Cali (Colômbia) ainda esta mantido, mas a entidade sugeriu que as passagens ainda não sejam compradas. Pelo andar da carruagem, com as fronteiras dos países sendo fechadas, o adiamento é questão de tempo.

Falando em seleção feminina, no meio deste turbilhão de acontecimentos um anuncio importante: apos reunião com técnico José Neto e com o Diretor executivo da CBB Marcelo Correa, o Presidente Guy Peixoto confirmou a continuidade dos trabalhos visando os ciclos olímpicos de 2024 e 2028. Em breve Neto devera iniciar o planejamento visando o sul-americano (classificatório para a Americup 2021) e demais compromissos.


Foto: Divulgação.jpg

Ainda em sua visita a Recife, Neto e Guy visitaram o projeto de base da cinco vezes olímpica Adriana Pinto. Mais uma vez, o técnico reforçou a importância desse tipo de trabalho para que o basquete feminino seja resgatado em definitivo ao longo dos próximos ciclos.

Para finalizar essa coluna quinzenal, espero que em nossa 10ª edição tenhamos boas noticias. Ate La, continuemos fazendo nossa parte, cumprindo as normas de segurança e prevenção para que o quanto antes vejamos "a laranja" subindo novamente.

E não esqueçam: empatia sempre!

« Voltar