Brasil sofre a virada nos segundos finais e conclui o Sul-Americano na segunda colocação
Foto: FIBA.jpg
A Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato no Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino 2018 ao ser superado pela Argentina, nesta terça-feira (04 de setembro), por 65 a 64 (20 a 32 no primeiro tempo), no duelo final emocionante, disputado no Coliseo Cubierto San Antonio, em Tunja, na Colômbia.
O Brasil começou bem a partida, dificultando a ofensiva argentina, com uma marcação apertada e atacando com tranquilidade, ou seja, rodando a bola para escolher a melhor opção de definição. Com isso, logo passou a comandar o marcador, abrindo vantagem na sequência (08 a 17 – primeiro quarto).
O segundo período começou em ritmo mais lento, com a Argentina tentando baixar a diferença, mas logo a Seleção Brasileira igualou as ações e ficou ligeiramente na frente. Posteriormente, a partida viveu um momento de insucessos não forçados para os dois lados. Desta forma, o Brasil manteve a sua vantagem (12 a 15 – segundo quarto).
A volta do intervalo foi favorável à Argentina, que aproveitou a desconcentração do Brasil para diminuir a vantagem e encostar. Na parte final do quarto, no entanto, o selecionado nacional converteu algumas bolas importantes para seguir no comando do placar (22 a 16 – terceiro quarto).
O quarto final começou equilibrado, com as duas equipes rendendo o mesmo, nos acertos e nos erros. A Argentina manteve a sua tentativa de recuperação, mas o Brasil conseguiu se segurar no comando do marcador. Nos minutos finais, no entanto, a seleção argentina encostou e a virada se concretizou nos últimos segundos, através de um lance livre convertido pela armadora Greter (23 a 16 – quarto final).
"Sabemos que o caminho é longo e que temos que trabalhar muito, cada jogadora em seu clube ou individualmente, para continuarmos dando o nosso melhor. Não há motivos para arrependimentos, pois temos muita força para seguir lutando, uma vez que tem muita gente trabalhando em prol do nosso crescimento, por isso, vamos seguir o nosso caminho para chegarmos forte no próximo ano", comentou a pivô Clarissa dos Santos.
Jogaram pela Seleção Brasileira: 05. Babi Honório (04 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas), 07. Izabella Sangalli (02 pontos, 02 rebotes e 01 assistência), 08. Tainá Paixão (10 pontos, 01 assistência e 01 bola recuperada), 09. Jaqueline de Paula (13 pontos, 01 rebote e 01 assistência), 10. Tati Pacheco, 11. Clarissa dos Santos (19 pontos, 15 rebotes, 04 assistências e 05 bolas recuperadas), 14. Érika de Souza (06 pontos e 05 rebotes), 24. Stephanie Soares, 31. Nádia Colhado (02 pontos e 02 rebotes), 34. Gilmara Justino (04 pontos e 01 rebote), 55. Raphaella Monteiro (02 pontos e 01 rebote) e 77. Lays da Silva (02 pontos e 02 rebotes).
"Quero cumprimentar a comissão técnica e o grupo pelo vice-campeonato, abrindo bem este novo ciclo. Foi gratificante ver as jogadoras se doando ao máximo em quadra, todas orgulhosas por representar o Brasil internacionalmente; jogando com muita garra, determinação, companheirismo e espírito coletivo", comentou Guy Peixoto Jr, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A classificação final do Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino 2018 ficou assim: 1º) Argentina, 2º) Brasil, 3º) Colômbia, 4º) Paraguai, 5º) Venezuela, 6º) Equador, 7º) Chile e 8º) Peru. Os quatro primeiros colocados garantiram classificação à Copa América/Pré-olímpico – 2019.