Liga de Basquete Feminino realiza pleito para escolha da comissão de atletas
Foto: Kiko Ross/ASE.jpg
A Liga de Basquete Feminino (LBF) realizou na segunda-feira (08 de outubro), a eleição para escolha da Comissão de Atletas, sendo uma das primeiras entidades do basquete a tomar tal atitude, se adequando ao que determina a legislação esportiva nacional. Com 55.3% dos votos, a chapa ‘Renova LBF’ derrotou a ‘Team’, em pleito realizado de forma digital, reunindo atletas e ex-atletas com registros ativos nos últimos quatro ciclos olímpicos.
"Quero parabenizar a Liga de Basquete Feminino, na pessoa do presidente Ricardo Molina, pela realização do pleito para compor a Comissão de Atletas, o que é importante para o futuro da entidade. Na minha época, os jogadores não tinham espaços para opinar e se posicionar, mas agora, como já fizemos na Confederação Brasileira, os atletas e ex-atletas comparecem democraticamente às reuniões e assembleias, com direito a opinar e participar das principais decisões", comentou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.
A chapa vencedora, além da presidente Mariana Camargo (Blumenau Basquete), conta com estas atletas: a vice-presidente Karen Gustavo (Sesi Araraquara), além de Karla Costa (Vera Cruz/Campinas), Silvinha Gustavo (ala/pivô, Sesi Araraquara) e Erika Leite (Basketball Santo André/APABA).
"Fizemos a adequação do Estatuto e, pela legislação vigente, dentro do colégio eleitoral, nas nossas Assembleias, que é um dos poderes, as atletas precisam estar representadas, formando um terço do colégio eleitoral. E, aproveitamos esse período entre uma competição e outra para organizar isso; publicamos o edital referente à eleição e duas chapas se inscreveram. A chapa vencedora (Renova LBF) foi definida no começo desta semana e ela irá representar as atletas no próximo ciclo", finalizou Fernando Maroni, superintendente da Liga de Basquete Feminino (LBF).