Seleção Sub-15 Masculina se apresenta e inicia preparação para o Sul-Americano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



.jpg

A Seleção Brasileira Sub-15 Masculina se apresentou, nesta segunda-feira (15 de outubro), no Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica (COTA), no Rio de Janeiro (RJ), para dar início à preparação para o Campeonato Sul-americano Sub-15 Masculino – 2018. O primeiro treino foi realizado no período da noite com os 21 atletas convocados pela técnica Thelma Tavernari.

Colecionadora de títulos e conhecida como a ‘Dama de Ferro’ do basquete brasileiro, Thelma está confiante e ansiosa para iniciar os treinamentos. "Essa é a nossa primeira etapa da preparação, um verdadeiro laboratório, pois temos que analisar um a um. Iremos observar e analisar tudo o que precisamos para chegarmos aos 12 convocados", disse Thelma, que conquistou o título o Sul-Americano Sub-14 Masculino, na Venezuela, em 2017.

"Tenho um orgulho imenso de estar aqui e agradeço sempre a ajuda de toda comissão técnica. Estamos muito confiantes e prontos para entrar em quadra e trazer mais um título. O trabalho eu sei que é duro, porém precisamos de disciplina. O amor pela bandeira tem que estar à cima de tudo e temos que ser incansáveis. O atleta é tão impermeável como um militar, estaremos ali no sol e na chuva", complementou Thelma, fazendo uma comparação ao serviço militar.

Já o Preparador Físico, Marcus Vinícius de Costa de Lima, prometeu não dar descanso ao grupo. Ele explica que precisa ter cuidado nas atividades, por isso, irá acompanhar a deficiência e os pontos fortes de cada um. Assim, pode prepará-los para as adversidades da temporada.

"Nesse primeiro momento vamos reconhecer a condição física de cada um dos atletas. E nessa fase ocorre que alguns deles alcançam a maturidade física um pouco mais que os outros. Temos uns bem atléticos e outros que precisam de mais atenção. No geral, todos precisam ser avaliados. E como são meninos mais novos, precisaremos ser um pouco mais rigorosos para que tenham um entendimento maior sobre a importância desse trabalho", explicou Marcus.

"Vamos tentar alinhar essa situação para uma boa performance no Sul-Americano. É um trabalho muito simples onde vamos priorizar os trabalhos de quadra e tentar trazer uma homogeneidade para o grupo até a competição. A maioria desses meninos estão vindo de campeonatos e estavam em plena atividade. Vamos fazer uma correção de rumos para colocá-los em condições para jogar", concluiu o preparador.

Antes da competição continental, que será disputada de 06 a 11 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, o selecionado nacional irá disputar quatro amistosos. Os dois primeiros jogos estão marcados para 20 e 23 de outubro (sábado e terça-feira), no Centro de Treinamento da Aeronáutica. Os outros dois serão realizados nos dias 25 e 27, com adversários e locais a serem definidos.

Compareceram também a esta apresentação, o Diretor Executivo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa; o Presidente da Confederação Sul-americana (Consubasquet), Gerasime Grego Bozikis (Grego); o Vice-presidente da Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro, Daniel Riente; e o Primeiro Tenente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Júlio Maciel.

"Estamos muito felizes de poder hospedar a nossa seleção em base militar. Os agradecimentos são infinitos, pois a estrutura que estamos tendo é peculiar. E gostaria de desejar muito boa sorte a esses meninos e dizer que farei muito gosto em dar o troféu de campeão e MVP pra um de vocês. Sei que estão em boas mãos e que podemos contar com a garra de cada um de vocês", comentou Grego durante a apresentação.

A Seleção Sub-15 ficará hospedada no Centro de Treinamento da Aeronáutica até o dia de sua viagem rumo a Montevidéu, agendada para 04 de novembro.

« Voltar