Instituto Mangueira do Futuro, do Rio de Janeiro, é celeiro de atletas para Seleção Brasileira
Instituto Mangueira na Copa Brasil Sub-15 Feminina - Foto: Divulgação/CBB.jpg
Pródigo em revelar talentos para o basquete nacional, o Instituto Mangueira do Futuro (RJ) está em busca do título da Copa Brasil de Clubes Sub-15 Feminina - 2018. A equipe carioca já está na fase decisiva e vai enfrentar, nesta quinta-feira (18 de outubro), a atual campeã ADC Bradesco (SP), às 17h30.
Samuel Henrique Belarmino, que está no comando do projeto há 25 anos, se orgulha em ser referência no Brasil quando se fala em formação de atletas, através de projetos governamentais que atendem áreas carentes. Ele afirma que a Copa Brasil de Clubes é fundamental para a Vila Olímpica da Mangueira continuar revelando jogadoras de alto rendimento para o país.
"Estamos desde 1993 trabalhando exclusivamente com o basquete feminino ininterruptamente. É muito gratificante ver que através do esporte conseguimos ser uma referência. A Copa Brasil é um laboratório de atletas, pois é na base onde tudo começa", disse Samuel, presidente do Instituto.
Técnica da equipe carioca, Elen Rosa foi atleta da Mangueira, da mesma geração que revelou a pivô Erika Souza. Mas ao invés de seguir carreira de atleta, o rumo foi por outro caminho. Formada em Educação Física, Elen retornou à Mangueira como professora e ajudou na formação de Isabela Ramona, Clarissa Santos, Rafaela Monteiro e muitas outras.
"Tenho muito prazer em poder ver essas meninas crescerem e se tornarem pessoas de bem. A grande maioria aqui vem de comunidades carentes e encontra no esporte o caminho pra um futuro melhor. Eu cheguei aqui assim, vi amigas indo em frente e outras não e escolhi ajudar as próximas gerações. É um trabalho, um projeto maravilhoso que eu espero que continue por muitos anos", afirmou Elen, emocionada.
Entre as atletas que estão disputando a Copa Brasil, a pivô Vitória Silva de Carvalho e a ala/pivô Brenda Bleidão da Silva ganham destaque por terem sido convocadas para a fase de treinamento da Seleção Brasileira Sub-15, visando o Campeonato Sul-Americano da categoria, que será jogado de 29 de outubro a 03 de novembro, em Aysén, no Chile.
"Temos essas duas atletas que estão contribuindo muito para as nossas vitórias na competição. Temos grandes times de respeito, mas estamos no jogo para ganhar. Agora é a fase final, a mais importante do torneio. Vamos com tudo", finalizou Elen.
A competição, que vai até domingo (21 de outubro), é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).