Geraldo Fontana e Vander Lobosco Junior comandam ‘FIBA Americas Referee Training Camp’
Estão participando árbitros de diversos estados - Foto: Divulgação/CBB.jpg
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Federação Internacional de Basketball (FIBA), está realizando o ‘FIBA Americas Referee Training Camp’, no Rio de Janeiro (RJ), com objetivo de recrutamento, desenvolvimento e capacitação de árbitros com potencial para atingir o status Nacional e Internacional.
De acordo com Vander Lobosco Junior, Coordenador de Arbitragem da CBB, o Training Camp vem atingindo todos os objetivos propostos. "O departamento de arbitragem da CBB tem um projeto para o desenvolvimento de árbitros com potencial para os níveis nacional e internacional; ao longo dos anos, com essas realizações, são detectados talentos nos estados, que estão sendo potencializados, com trabalhos de análise dos jogos, vídeo das atuações destes árbitros, correções de posturas, parte física, técnica e parte teórica. Com isso, o desenvolvimento tem sido muito grande", comentou.
"Nesse período está acontecendo o ‘FIBA Americas Referee Training Camp’, que é um projeto de desenvolvimento de árbitros com potencial que nós selecionamos para participar. Tivemos, nesses dias, as presenças de Geraldo Miguel Fontana, diretor de arbitragem da FIBA Américas, e mais três instrutores internacionais, além da minha equipe de instrutores. E cada equipe teve um objetivo neste acampamento; a FIBA veio com o que possui de mais avançado em termos de tecnologia", acrescentou Vander.
Geraldo Fontana e Vander Lobosco Junior comandam o Camp - Foto: Divulgação/CBB.jpg
Já Geraldo Miguel Fontana está ciente da importância de cursos como esse para o desenvolvimento da arbitragem brasileira. "A realização do Acampamento, reunindo a CBB e a FIBA Américas, é muito importante para o desenvolvimento da arbitragem, não somente no Brasil, mas também no continente e no mundo. O propósito é recrutar árbitros para que se tornem FIBA a partir do mês de setembro de 2019, mas também tendo a perspectiva de treinamento, visando também mais adiante, 2021, 2023 e seguindo. Estou muito surpreso com a qualidade dos participantes, que estão demonstrando conhecimento do jogo, percepção do que a Federação Internacional está buscando, como perfil, são árbitros jovens, altos e atletas; que precisam receber um treinamento que possa ser válido para os grandes jogos, em todos os lugares", comentou.
"A CBB está fazendo um esforço muito grande para recrutar, em diferentes regiões do país, árbitros que possam não só atender às necessidades da FIBA, mas atender às necessidades do basquete local; estão participando árbitros de diversos estados, até aqueles que não se vê com frequência apitando os campeonatos em âmbito nacional. Essa é a possibilidade de recrutar árbitros para fortalecer o basquete estadual, por isso é importante que cada Federação tenha, ao menos, um oficial ou mais, na mesma linha de treinamento que está sendo feito no Brasil e no mundo", complementou Fontana.
O ‘FIBA Americas Referee Training Camp’, que começou no dia 15 e se estende até 20 de outubro, está acontecendo paralelamente à Copa Brasil de Clubes Feminina Sub-15 e Masculina Sub-18. Estão participando 27 oficiais de diversos estados brasileiros – sendo 17 no sub-18 e 10 no sub-15.
Por Frederico Batalha