Seleção Sub-15 Masculina assiste palestra sobre 'Disciplina no Esporte'
.jpg
Os jogadores da Seleção Brasileira Sub-15 Masculina aproveitaram a tarde desta sexta-feira (19 de outubro) para assistir a palestra ‘Disciplina no Esporte’, ministrada pelo Primeiro Tenente da Aeronáutica, Júlio Maciel, no Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica (COTA), no Rio de Janeiro (RJ). A equipe comandada pela técnica Thelma Tavernari está se preparando para disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-15 Masculino – 2018, que será realizado em Montevidéu, capital do Uruguai, de 06 a 11 de novembro.
"Essa palestra enalteceu ainda mais o nosso conceito dentro do esporte. Motivou ainda mais a nossa garra e vontade. Tivemos momentos muito interessantes, em que focalizamos as coisas positivas que temos feito como grupo e individualmente nessa fase de preparação. Foi muito bom escutar sobre o que cada um pode fazer de melhor para crescermos como equipe", disse o ala/armador Vinicius Vicente.
"Escutamos muito sobre a importância de se ter uma rotina legal psicológica de jogo, usando a prática da visualização que nos prepara física e mentalmente para uma partida. Acho importante essa iniciativa, pois envolveu um fator sentimental e profissional para cada um de nós", complementou o atleta do Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia.
Os temas abordados por Maciel foram estes: Diretrizes; Amor pelo Basquete; Motivação; Autoconhecimento; Oportunidades; e o ‘Esporte imita a Guerra’.
O Primeiro Tenente contou sobre o amor ao esporte e citou o líder sul-africano Nelson Mandela (vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993) como fonte de inspiração para os jogadores. "O cara lutou todos os dias da sua vida, ele quebrava pedra e quando se sentia fraco ele dizia para si mesmo: - eu sou o senhor do meu destino. Então, quando cada atleta pensar na dificuldade que existe dentro de uma competição, precisa lembrar-se desse cara que fez história mundial com sua força de vontade", comentou Maciel, fazendo uma analogia à vida de Mandela com a dos atletas.
Já o nadador Michael Phelps e o piloto Ayrton Senna também foram exemplos citados durante a explanação. "O Phelps dificilmente será derrubado com o número de medalhas que já alcançou. Então, esses atletas precisam ter esse autoconhecimento, porque a vida do esportista requer muita disciplina, porque não sendo desse jeito, esses meninos serão apenas jogadores e nunca atletas como Michael Phelps", acrescentou.
O Primeiro Tenente finalizou deixando um legado para os meninos da Seleção: "Repetição com reflexão leva à perfeição", complementou Júlio.
A experiente técnica Thelma Thavernari também falou sobre a importância desta palestra para os atletas. "Tudo que ouvimos aqui é o que eu penso. Faço das palavras do Primeiro Tenente, as minhas. Se quiser ser atleta, tem que ter disciplina; levo isso comigo em todos os lugares", explicou a treinadora.
O selecionado nacional treina até 03 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O embarque para o Uruguai, local da competição, está agendado para 04 de novembro.
.jpg