CBB e FIBA Americas realizam Camp de arbitragem durante a Copa Brasil de Clubes Sub-16
Foto: Divulgação/CBB.jpg
Em mais uma etapa da Copa Brasil de Clubes Sub-16 Masculina, que está sendo realizada na cidade de Belo Horizonte (MG), o Departamento de Arbitragem da CBB, juntamente ao Departamento Arbitragem da FIBA Americas, promove mais um acampamento de desenvolvimento da arbitragem brasileira.
O programa FIBA Americas Referee Training Camp foi elaborado com o objetivo de desenvolver árbitros com potencial a nível Internacional. Durante a competição, além da avaliação nos jogos pelos Instrutores da CBB e da FIBA, os árbitros recrutados passarão por avaliação teórica. Foram enviados pela FIBA os Instrutores Internacionais Leandro Lezcano e Leonardo Zalazar, que se juntaram à equipe de Instrutores Nacionais Enaldo Batista, Joaquins Feitosa e ao Diretor de Arbitragem da CBB, Vander Lobosco Jr., que no primeiro dia falaram sobre profissionalismo e as modificações nas regras da FIBA promovidas em 1º de outubro de 2018.
"Um diferencial nessa competição foi a preparação específica de temas para os Oficiais de Mesa. No Camp realizado no Rio de Janeiro no mês passado tivemos um momento específico de treinamento para os Oficiais de Mesa da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) com as novas modificações e assim fizemos também em Belo Horizonte com os Oficiais de Mesa da Federação Mineira de Basketball (FMB) com a preparação realizada pela Paula Tinoco, que é Oficial de Mesa credenciada pela FIBA. A organização do torneio está muito boa, com muitos clubes de todas as partes do país. Competição de muito bom nível. É uma competição muito produtiva para os árbitros por ter muitos jogos para praticar e melhorar. Foi muito bom a rapidez com que alguns melhoraram de um jogo para o outro no mesmo dia. Tivemos tudo que necessitávamos para trabalhar por parte dos árbitros", destacou Leandro Lezcano, Instrutor FIBA.
"Quero agradecer pelo convite para participar da palestra. Foi um primor em organização e seu conteúdo foi bastante enriquecedor para mim. Consigo ter boas referências e acredito no trabalho que está sendo desenvolvido e tentarei seguir os passos para que a arbitragem mineira se aproxime o máximo possível das diretrizes da FIBA. Parabéns e obrigado", afirmou Nivian Oliveira, Coordenadora de Arbitragem da FMB.
"Foi um prazer imenso receber o convite da CBB para realizar a atualização das regras e padronizações com os oficiais de mesa da FMB, foram dias de muito trabalho, muita troca de experiências, em que todos os oficiais foram super atenciosos, dedicados e receptivos. Espero ter contribuído para o desenvolvimento profissional de cada um", comentou Paula Tinoco, Oficial de Mesa da FBERJ e credenciada FIBA.
"O trabalho de análise e orientação dos árbitros em competições como essa (CBC) é de suma importância para o desenvolvimento das qualidades e habilidades de soluções de problemas nos árbitros mais jovens, com isso identificamos dúvidas, fragilidades e outros aspectos que podem prejudicar o trabalho deles nas partidas. Com o auxílio de recursos visuais, treinamento prático e teórico, esses acampamentos minimizam erros e capacitam os profissionais, por isso a busca por uma organização cuidadosa para obtenção de excelentes resultados", avaliou Enaldo Batista, Instrutor da CBB.
"Estar realizando o segundo programa da FIBA em menos de um mês aqui no Brasil é um ganho para todos nós. Temos árbitros representando as cinco regiões do País e isso é muito significativo para nós no tocante ao desenvolvimento como um todo. Nesse Acampamento especificamente temos árbitros mais novos com passagens em outras competições conosco, trazendo consigo a filosofia implantada pela CBB com o norte da FIBA. Nosso maior objetivo nessa competição é que os árbitros possam absorver os ensinamentos dos Instrutores Nacionais e Internacionais e os colocando em prática de imediato nessa competição. Foram selecionados dois árbitros para terem sua primeira competição e iniciarem nesse programa de desenvolvimento. Após os jogos os árbitros recebem feedback dos instrutores facilitando assim seu crescimento, além das edições de vídeos dos jogos. Tivemos também um excelente trabalho realizado com os Oficiais de Mesa onde puderam sanar suas dúvidas com relação às modificações de 2018 que se conectam diretamente com o Operador de 24 segundos. Nossos agradecimentos ao Sr. Geraldo Miguel Fontana é continuo, pois através da FIBA vem nos viabilizando o desenvolvimento da arbitragem brasileira e fazendo com que em um período curto possamos ter novos talentos a nível nacional e internacional", concluiu Vander Lobosco Jr., Diretor de Arbitragem da CBB.