CBB, FGV e CIES se unem pela capacitação de ex-atletas em Gestão Esportiva


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Preparar atletas para o pós-carreira. Formar gestores esportivos. Esse é o objetivo do curso FGV/FIFA/CIES de "Aperfeiçoamento em Gestão Esportiva". E a Confederação Brasileira de Basketball não ficou para trás neste assunto. Através de uma parceria com a FGV e a CIES, a modalidade já ajudou a formar o ex-atleta Marcel de Souza, e agora dará oportunidade para a ex-jogadora da Seleção Brasileira, Kelly Silva, bronze em Sydney 2000, possa dar mais um passo na sua carreira pós quadras. Aos 36 anos, ela tem se dedicado à formação e nesta semana foi a segunda contemplada nesta iniciativa CBB/FGV/CIES.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

- Temos procurado capacitar o que puder de pessoas, ex-atletas que trabalham no esporte, que fazem o pós-carreira. Não temos muitas oportunidades de fazer um pós-carreira organizado em razão de recursos. É um desejo da diretoria, do presidente Guy Peixoto, de que essas pessoas tenham recursos para trabalhar futuramente no basquete. E com isso, o Pedro Trengrouse, gestor da FGV, e eu, do CIES, combinamos de ver o máximo de pessoas, nos aproximando do mundo do basquete. Identificamos a Kelly querendo fazer o curso, e a gente conseguiu uma bolsa para ela, o que é bacana, para que possa ser no futuro uma grande gestora do esporte. Queremos atletas sendo gestores no esporte. Que os atletas participem. É um caminho que o presidente Guy não abre mão - citou Ricardo Trade, o Baka, Diretor de Operações da CBB.

O curso é online, tem carga horária de 188 horas, média de meia hora por dia, e duração aproximada de 12 meses. A ideia é dar ao aluno uma capacitação aprofundada na área de gestão esportiva, aliando teoria e prática, para o desenvolvimento de liderança empreendedora, visão estratégica, administrativa e gerencial neste ramo. O curso tem parceria com a FIFA e CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte) e é certificado pela FGV.

Na turma anterior, o craque Marcel de Souza, campeão do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, pela Seleção, e bronze no Mundial de 1978, formou-se, e foi o melhor da turma, desempenho elogiado por todos. Agora, Kelly espera seguir os passos do companheiro de esporte.

- Quando soube que Marcel tinha feito o mesmo curso, fiquei ainda mais encorajada, depois soube também que ele obteve a melhor nota no TCC e por isso a FGV aposta no meu potencial, que responsabilidade ser comparada ao nosso lendário Marcel, mas entendo que mais atletas precisam acreditar no seus sonhos de gerar recursos e oportunidades para nossa modalidade, só quem é do basquete sabe a dor e o amor que esse jogo nos trás, e que na verdade acaba nos deixando viciados por essa adrenalina. Entender as mudanças de ciclos em nossas carreiras e nos prepararmos para seguirmos fomentando mais profissionalismo deve ser a missão de todos atletas em transição - citou Kelly.

Kelly elogia a CBB pela iniciativa ao lado da FGV e do CIES, e cita que acredita que o Brasil ainda sofre pela carência de pessoas habilitadas para trabalhar na área após o fim da carreira.

- Eu acredito que hoje no Brasil existe uma carência muito grande de Gestão Esportiva, não por incompetência, mas sim por falta de qualificação de atletas e amantes do esporte. Eu pretendo transformar toda minha experiência como atleta profissional, unida a minha paixão pelo esporte e conhecimento que vou adquirir com essa oportunidade, em constante eficiência para gerar mais oportunidades de profissionalizar jovens atletas - garantiu Kelly.

Modalidade: Online Início: 22/08/2020 Carga Horária: 188 horas/aula Inscrições até: 20/08/2020 Duração aproximada: 12 meses

« Voltar