CBB Live: coordenador técnico dá panorama sobre os torneios CBB/CBC na base


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O mundo está em compasso de espera. Com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus, o esporte também está paralisado. Nesta última terça-feira, 31 de março, a CBB Live recebeu o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Basketball, Alex Oliveira. Além do Campeonato Brasileiro Adulto, adiado por conta da COVID-19, o coordenador também deu um panorama sobre os torneios de base CBB/CBC, também atingidos pela situação. Segundo Alex, até o momento não há nenhuma indicação de cancelamentos e sim remarcações.


Foto: Divulgação.jpg

- Até o momento, o Comitê Brasileiro de Clubes não cogita o cancelamento dos torneios. Estou em contato direto com eles, com a diretoria, e não há falas sobre isso. Claro, teremos que adequar o calendário e acreditamos que julho é a data mais provável para que possamos voltar com os torneios em segurança. E aí, a ideia é realizar todo o calendário programado, reagendando as etapas que precisaram ou ainda serão adiadas nas próximas semanas - citou Alex.

Em dezembro passado, a CBB anunciou a realização de 26 competições, de março a novembro, quando mais de dois mil atletas, do sub-12 ao sub-23, estarão em ação por todo o Brasil. Até aqui, já haviam sido disputados o Sub-21 do 5x5, em Uberlândia, e a primeira etapa do 3x3 Sub-14, Sub-17 e Sub-21, no Recife.

Além do crescimento de mais de 100% no número total de torneios, para 2020 foram incorporados seis disputas do basquete 3x3 masculino e feminino, nova modalidade olímpica, além de competições sub-13 no feminino e masculino e sub-23 no masculino e feminino. O sub-23 feminino, será feito em parceria com a Liga de Basquete Feminino (LBF). Alguns dos torneios serão disputados em etapas. Outros, serão em etapa única.

O número de campeonatos reforça a parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes e a Confederação Brasileira de Basketball. A CBB entra com toda a parte de layout das quadras, estrutura de tecnologia, softwares de estatísticas e súmulas eletrônicas, arbitragem e treinamento de árbitros, capacitação dos profissionais dos clubes, entre outras questões de logística. Também é responsável por divulgação e toda parte técnica dos campeonatos, desde congressos técnicos, boletim de informação e montagem de tabela.

« Voltar