Federação de Basketball de Alagoas completa 35 anos com uma história positiva
.jpg
A carioca Ivone de Araújo Santos, no dia 25 de novembro de 1983, ao lado de um grupo de desportistas, fundou a Federação de Basketball de Alagoas (FBA). Sua primeira sede foi em um centro comercial em Maceió, localizado na avenida Tomas Espíndola, no bairro do Farol. Dona Ivone Santos também foi a primeira presidente da entidade. Após sua gestão, o professor Carlos Alberto Lima assumiu a presidência. Desde o início de 2018, essa responsabilidade está a cargo do também professor Djalma Leite.
Ao longo dos seus 35 anos de história, a Federação de Alagoas realizou campeonatos de base, adulto, festivais de Minibasquete e representou o estado em competições nacionais. Nesse caminhar, existem alguns destaques especiais, como: o título de campeão dos Jogos da Juventude da 2ª Divisão Feminino – 1996, em Curitiba (PR); o título de campeã Brasileira da 3ª Divisão Feminina – 2013, em Maceió (AL); além do título máximo em 2015, na cidade de Poços de Caldas (MG), mais uma vez no naipe feminino.
Também merecem destaque as medalhas de prata nos Brasileiros de Manaus (AM), em 1995, Pindamonhangaba (SP), em 1997, e Brasília (DF), em 2011. Além das três passagens da Seleção Brasileira Adulta Feminina, em jogos amistosos, disputados em Maceió (AL), contra Bulgária (1992), Cuba (1996) e Lituânia (1998), pois contaram com grandes jogadoras do basquete brasileiro de todos os tempos, como Hortência, Paula e Janeth, entre outras.
A criação do Basquetebol de Areia, em Maceió (1995), que foi um marco importante para o basquete, e foi reconhecido pela entidade máxima do basquete nacional, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que através de um ofício datado de 10 de janeiro de 2003 e assinado pelo então presidente Gerasime Nicolas Bozikis (Grego), atestou que a Federação de Alagoas (FBA) é a precursora desta modalidade.
Segundo o presidente Djalma Leite, a somatória dos esforços de todos os amantes do basquete alagoano fizeram com que a FBA crescesse constantemente e continuamente. "O sucesso da Federação de Basketball de Alagoas nesses 35 anos deve-se ao esforço das pessoas ligadas ao esporte, em especial dos professores da modalidade que, com muito empenho e dedicação, trabalham dia a dia para o fortalecimento do basquete", finalizou.