CBB lança departamento de eSports e enfrenta a Argentina em desafio da FIBA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O futuro já chegou! E a Confederação Brasileira de Basketball não ficou para trás. Em parceria com a Federação Internacional de Basquete, FIBA, o Basquete Brasil irá participar do FIBA ESPORTS OPEN 2020, torneio de NBA2k entre seleções nacionais, com os devidos avatars, quadra estilizada e uniformes dos países. O desafio será diante da Argentina, entre os dias 19 a 21 de junho, com transmissão ao vivo pelo , e . A bola sobe às 11h15 em todas as datas para uma melhor de cinco jogos entre o Brasil e Argentina. Quem chegar a três vitórias leva o duelo!


Foto: Divulgação.jpg

O time brasileiro terá como capitão Lucca Soraggi, ex-jogador de basquete da base e adulto do Flamengo e da Seleção Carioca, e um dos melhores gamers do NBA2k no mundo. Conhecido no meio como Calu Basam, Lucca está entre os dez melhores do planeta e será o comandante da equipe brasileira. Juntam-se a ele Lucas Rego (@lucas.rego.9), Arthur Moreira (@artmoreira3), Luiz Guilherme Mattos da Silva Santos (@LgMHimself), Rodrigo Mielle D'Ascenzi (@rodrigomielle), Pedro Henrique de Almeida (@pedrinbarbosa13) e Felipe de Azevedo Martins (@FMartins168).

Cada país terá sete jogadores, com direito a duas substituições, de forma remota, usando a plataforma PRO-AM. Toda a ação será produzida pela FIBA com a sua mais nova marca, a FIBA Esports Studio, localizada em Riga, na Letônia, com quatro horas de show diário e seis partidas que poderão ser assistidas ao vivo nos canais da FIBA no Youtube, Twitch e Facebook, também com comentários.

O FIBA ESPORTS OPEN 2020 inaugura uma nova era na Basquete Brasil, com a criação do Departamento de eSports, que será comandado por Lucca Soraggi. A novidade é vista como estratégica para a Confederação Brasileira de Basketball de todas as formas, cita o presidente Guy Peixoto.

- O eSport cresce de maneira impressionante no mundo inteiro. É um mercado bilionário. Com essa primeira ação ao lado da FIBA, iniciamos um novo momento com a criação do Departamento de eSports da CBB, e abrimos um leque de oportunidades para os e-atletas, patrocinadores e para o mercado. Vamos seguir desenvolvendo ações e competições de eSports, tanto para atletas profissionais, quanto para gamers amadores - diz Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

A ação da FIBA também irá contemplar outros continentes. Vão participar do FIBA ESPORTS OPEN, além de Brasil e Argentina: Lituânia, Áustria, Espanha, Itália, Chipre, Suíça, Líbano, Letônia, Arábia Saudita, Ucrânia, Rússia, Filipinas, Indonésia e Austrália.


Foto: Divulgação.jpg


Foto: Divulgação.jpg


Foto: Divulgação.jpg


Foto: Divulgação.jpg


Foto: Divulgação.jpg


Foto: Divulgação.jpg


Foto: Divulgação.jpg

Nome: Calu Basam PSN: CaluBasam Cidade: Rio de Janeiro/RJ. Experiência no basquete: Campeão Estadual Mirim, Infantil, Infanto, Juvenil, Sub-23 e Profissional. 3x Vice-Campeão Brasileiro pela Seleção do Estado do Rio de Janeiro. Atleta profissional do Flamengo na temporada 2007-2008. Experiência no 2K: Primeiro brasileiro da história a alcançar as finais mundiais oficiais do game (Campeonato promovido pela 2K em parceria coma ESL). Top 8 do mundo, modalidade 1v1. Campeão Latino-Americano em 2020 (Liga Oficial 2K + ESL)

Nome: Arthur Brenke Diniz Moreira PSN: abrenke43 Cidade: San Francisco, CA mas natural de Belo Horizonte, MG Experiência no basquete: 2x Campeão metropolitano de basquete pelo CMDS. 1x Campeão mineiro pelo Minas Tênis Clube. 3o lugar nos jogos regionais de SP. Como técnico: uma semi-final de conferência por Sonoma State University (NCAA D2) e duas semi-finais como ast técnico do feminino pela University of San Francisco (NCAA D1) Experiência no 2K: Top 100 nos rankings mensais de pro-am nos meses de fevereiro, março e abril no 2k16. Top 40 do mundo em APG no 2k18. Atualmente a liga independente americana "TPO" (5v5).

Nome: Felipe Martins PSN: FelipeMartins1 Cidade: São Paulo Histórico no Basquete: N/A Histórico no 2K: 3x Campeão Sul-Americano (Liga Independente) de NBA 2K Pro-AM (5v5)

Nome Lucas Rego PSN: Lucas_Rego Cidade: Salvador/BA Histórico no Basquete: N/A Histórico no 2K: Jogador de Pro-Am desde o NBA 2K17.

Nome: Pedro Henrique de Almeida Barbosa PSN: PEDROBARBOSA-_ Cidade: Barra das Garças/MT Histórico no Basquete: Campeão Estadual Universitário (MT) e cestinha da competição. Histórico no 2K: 2x Campeão Sul-Americano Liga Independente Pro-Am (5v5) 1x Mvp da temporada regular | 2x Mvp das finais

Nome: Rodrigo Mielle D'Ascenzi PSN: rmielle_ Cidade: Campinas/SP Histórico no Basquete: N/A Histórico no 2K: 1x All-Star Sul-Americano (Liga Independente)

Nome: Luiz Guilherme Mattos da Silva Santos PSN: Luiz_Santos0802 Cidade: Santos/SP Histórico no Basquete: 3º Lugar na Copa LBBS de Basquete 2019 (Sub-17); 5º lugar na 5º Copa TV Tribuna de Basquete Escolar (não sei se campeonatos escolares vão contar)... Histórico no 2K: 2x Campeão Sul-Americano de NBA 2K Pro-Am (Liga Independente) 2x All-Star Game (Liga Independente)

« Voltar