Parabéns FEAB: 28 anos de muito basquete


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



.jpg

Por Atevaldo Santana (*)

17 de dezembro de 1990, data oficial de fundação da Federação Acreana de Basketball (FEAB), que veio para administrar o mais belo e charmoso dentre os esportes. Até então, o Acre, por não ter a sua entidade, jamais participou dos Campeonatos Brasileiros organizados pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Na época, a CBB tinha como presidente o renomado técnico Renato Brito Cunha, que ordenou que o presidente da Federação Rondoniense, Gerson Moreira Pinto Moreira, desse um ‘pulo’ no Acre para incentivar os ‘basqueteiros’ locais a fundar a sua entidade.

Eu, com 21 anos de idade, trabalhava na Coordenadoria de Desporto, da extinta Fundação Cultural do Acre, que era a responsável pela organização dos campeonatos de basquete. Já figurando entre os poucos que amavam esse esporte.

Eis que desembarca em Rio Branco, capital acreana, o presidente da Federação Rondoniense para cumprir a missão que lhe foi dada pelo presidente da CBB; por determinação do meu gestor, Maurício Generoso, coube a mim a função de convocar todos os amantes da bola laranja para as reuniões preparatórias. Mal sabia ele que, naquele dia 17 de dezembro de 1990, me tornaria o primeiro presidente da Federação Acreana de Basketball (FEAB).

Passados 28 anos, tenho o privilégio de ter administrado o basquete acreano em dois momentos: 1990/1994 e 2002/2022.

Confesso a vocês que até a fundação da FEAB eu não gostava de ver basquete nem na televisão. Aos poucos, passei a amá-lo como um filho e não sei se mereço, mas vivi no basquete os momentos mais felizes de minha vida. São inúmeros amigos espalhados por todos os cantos desse universo. Viajei e tive o privilégio de conhecer os melhores técnicos e jogadores desse esporte deslumbrante.

Quero aqui registrar o meu respeito e admiração por todos aqueles que ajudaram a fazer o basquete do Acre acontecer: Dr. José Uyeno, Maurício Generoso, Gilvan Mourão, Joneudes Fernandes, Flora e Fernando Diógenes e Ribamar do Real. Foi através destes que tudo começou.

Não poderia deixar de agradecer os atletas e técnicos que ao longo destes anos contribuíram para o engrandecimento do basquete acreano. Em nome do mestre "Tetê" e do Marcel Mourão, nossos maiores cestinhas, agradeço e parabenizo os demais atletas.

Durante estes 28 anos, tivemos técnicos vencedores fora e dentro da quadra; e, em nome destes quatro, parabenizo e agradeço os demais, por dedicação e amor ao esporte da bola laranja: José Ribamar (in memoriam), José Teixeira, Manielden Távora e Antonio Ferreira Dos Santos. Agradeço também aos árbitros que durante esse tempo prestam seus serviços à FEAB, tendo a coragem de me aturar.

Obrigado FEAB, obrigado ao basquete que me fez feliz até aqui!

(*) Atevaldo Santana é o atual presidente da Federação Acreana de Basketball (FEAB)

« Voltar