Federação de Alagoas abre calendário de 2019 em grande estilo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



Foto: Divulgação.jpg

O Basquete de Areia é uma criação exclusiva da Federação de Basketball de Alagoas (FBA). A modalidade nasceu em 1995, nas Areias do ‘Posto 7’, na praia de Jatiúca, em Maceió (AL), através da iniciativa dos professores Carlos Alberto Barros Lima, Talvanes Lins e Djalma Leite Rosas, que compunham a diretoria da entidade alagoana na ocasião. Desde então, a modalidade agradou aos praticantes, ganhou adeptos e tem competições regulares, por isso, já é uma realidade no calendário da FBA.

De acordo com o atual presidente, Djalma Leite Rosas, já aconteceram competições de Basquete de Areia nas Praias de Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Praia do Francês, Barra de São Miguel e Paripueira. "Existem regras específicas como número de jogadores (oito no total, jogam quatro), tempo de jogo, substituições, faltas e tempo de posse de bola, entre outras", explicou Djalma, responsável pela elaboração das regras e autor do livro "Basquete de Areia" (Editora Gráfica).

O presidente relembra também que, em janeiro de 2003, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) reconheceu que o evento realizado pela Federação de Alagoas, em 1995, foi o primeiro da modalidade. Com esse histórico positivo e um futuro altamente promissor, a FBA vai abrir em grande estilo o calendário do novo ano realizando, no dia 26 de janeiro (sábado), a partir das 08h (hora local), na praia de Pajuçara, em Maceió (AL), o ‘Torneio de Basquete de Areia 2019’.

"Esperamos ansiosamente a chagada do verão para realizarmos este torneio, pois é um jogo muito dinâmico, já que os passes e os deslocamentos são constantes. Embora cansativo, pela presença do sol e de constantes deslocamentos na areia, é muito bom para quem joga e para quem assiste", relatou Djalma.

As inscrições estão abertas até 24 de janeiro (quinta-feira), às 19h (hora local), no Colégio Jambo, que fica no bairro Poço, também na capital alagoana – informações (82) 99946-2495. O ‘Torneio de Basquete de Areia 2019’, que é uma parceria da Federação de Basketball de Alagoas (FBA) com o SESC Alagoas, faz parte do SESC Verão 2019.

O presidente da Federação de Alagoas falou também do trabalho de recuperação do basquete que vem sendo feito pela atual gestão da CBB. "Estamos cientes dos esforços que o presidente da Confederação Brasileira, Guy Peixoto Jr, vem fazendo para que o basquete retorne ao seu patamar de direito. Sabemos o prejuízo que ele herdou e o quanto ele vem trabalhando para melhorar esse panorama; a quantia baixou consideravelmente, com isso, esperamos o retorno dos campeonatos nacionais de base, pois aqui no Nordeste existe uma dificuldade grande na realização destes campeonatos", comentou Djalma.

"Estamos fechados com a Confederação Brasileira neste trabalho de retomada do basquete nacional. Depois desta primeira etapa, no momento certo, poderemos realizar muitas ações, não só aqui no Nordeste, como em outras regiões, visando também o crescimento da modalidade", finalizou o presidente da Federação de Basketball de Alagoas (FBA).

« Voltar