CBB lança campanha para que eventos de Basquete 3x3 realizados no Brasil sejam homologados pela FIBA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



.jpg

Em 2019, o Basquete 3x3 viverá um ano intenso e importante em todo o mundo, visto que ao longo do seu curso ocorrerá a definição dos países que disputarão pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos (Tóquio 2020), nos naipes masculino e feminino. Pelas regras impostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), as nações serão definidas através do Ranking específico da modalidade, coordenado pela Federação Internacional de Basketball (FIBA).

Existem três Rankings no Basquete 3x3: o individual, o de equipes e o de países. Todos têm a sua importância e a pontuação para ascensão em cada um deles é gerada através dos eventos homologados na plataforma da FIBA.

Pensando nas Seleções Brasileiras e na caminhada rumo à vaga olímpica, o gerente de desenvolvimento do Basquete 3x3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Francisco Oliveira, está lançando uma campanha de conscientização para que cada vez mais pessoas conheçam o sistema de homologação de eventos, percebam como é simples utilizá-lo e possam ter suas competições registradas corretamente na Federação Internacional. Fazendo isso, a competição contará pontos para os Rankings e auxiliará os selecionados nacionais na luta pela classificação aos Jogos Olímpicos.

"Orientaremos o passo a passo aos interessados. O desenvolvimento da modalidade não é condicional para fazer parte das Seleções Brasileiras. Precisamos fazer a modalidade ser ainda mais conhecida, aumentar o número de praticantes e de eventos realizados no país; pontuar nos rankings de atletas para que nosso país (Seleção) possa ter um bom caminho e chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio", explicou Oliveira.

"Quem define e avalia escolhas de jogadores para as Seleções Brasileiras é a Confederação Brasileira e não, como algumas pessoas imaginam, que ocorre através de participações em eventos ou de equipes montadas para essas disputas. Tudo isso também será exposto ao longo dos próximos dias", complementou Francisco.

O gerente de desenvolvimento e Andréa Domingos, coordenadora técnica 3x3 da CBB, estão à disposição dos interessados para sanar as dúvidas sobre a modalidade, incluindo a realização de eventos, através do e-mail: .

"Será um prazer trocar informações com os interessados, pois o nosso objetivo é voltado para o crescimento e o desenvolvimento da modalidade no nosso País", finalizou Francisco Oliveira.

« Voltar