Notícias

16/06/2017
CBB AMPLIA AÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE 3X3

Foto: Divulgação/CBB
img
A CBB promoveu e pretende promover vários outros torneios ‘Caça-talentos’
O recente anúncio de que o Basquete 3x3 tornou-se modalidade olímpica fez com que a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) acelerasse ainda mais várias das ações já em andamento, sempre em parceria com as federações.

A entidade já promoveu e pretende promover vários outros torneios ‘Caça-talentos’, para descobrir e monitorar os principais jogadores da modalidade, e ainda vai dar sequência a cursos de capacitação para árbitros e técnicos da modalidade. Além disso, vai cobrar que todas as federações tenham seus departamentos de basquete 3x3 em pleno funcionamento.

“O Caça-talentos é realizado em parceria com as federações. Houve um torneio piloto no Rio, no mês passado, com 32 atletas, 16 do masculino e 16 do feminino. Fizemos testes físicos e de habilidade, cadastros dos atletas no 3x3planet. E simultaneamente houve o curso de capacitação para arbitragem. Depois da parte teórica, todos participaram do evento de Caça-talentos como a parte prática”, explica Francisco Oliveira, Gerente de Desenvolvimento 3x3 da CBB.

Essas ações serão fundamentais também caso a expectativa do fim da suspensão internacional ao basquete brasileiro pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) se concretize no próximo dia 21. Neste caso, as competições começarão em breve. “Em setembro teremos os Jogos Sul-americanos da Juventude, em Santiago, no Chile”, projeta Oliveira, lembrando que o Brasil é o atual vice-campeão mundial masculino sub-18.

Simultaneamente a isso, a CBB já se prepara para o Campeonato Brasileiro. Até o final de agosto ocorrem as etapas classificatórias no sub-18 e adulto, as duas categorias que a FIBA tem competições de Campeonatos Mundiais de seleções. Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Maceió/AL e Campo Grande/MS estão confirmadas como sede e tudo caminha para acertos com Florianópolis. A fase final será em Brasília e o campeão brasileiro de Basquete 3x3 na categoria adulta masculina ganha uma vaga para o World Tour da Cidade do México em setembro.

Uma das novidades durante essas etapas será a presença de um caminhão que a CBB recebeu de um de seus apoiadores, a Mercedes Benz, que vai levar toda a estrutura para a montagem de quadras da modalidade em locais públicos. “Será uma ação social. Vamos chegar com o caminhão num local de grande movimentação, montar a quadra e deixar as pessoas conhecerem e se divertirem com a modalidade”, explica Oliveira.

A modalidade sempre mereceu atenção especial do novo presidente da entidade, Guy Peixoto Junior, que faz questão de ressaltar sua importância no cenário do basquete nacional. “O Basquete 3x3 já era uma realidade mundial e também no Brasil. Vamos trabalhar para que siga seu crescimento por aqui, cada vez mais organizado e com o apoio que merece da Confederação”, destaca o dirigente.