Notícias

16/02/2017
DESAFIO RIO SAMBA DE BASQUETE 3x3 ABRE A TEMPORADA 2017 NO RIO

img
Rio de Janeiro, RJ – Com a participação de 64 atletas divididos em 16 equipes nas categorias Sub-18 e Open Feminino e Masculino, será disputado no próximo sábado (dia 18), a partir das 9h de Brasília, o DESAFIO RIO SAMBA DE BASQUETE 3x3. A competição que será disputada no Ginásio Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, irá abrir a temporada 2017 do basquete carioca. O evento contará pontos para o ranking brasileiro e mundial da FIBA.

Um dos nomes confirmados no DESAFIO RIO SAMBA DE BASQUETE 3x3 é Douglas Motta, de 39 anos. Morando na cidade serrana de Petrópolis, o carioca começou na modalidade com apenas 13 anos na escolinha do Grajaú Country, e desde 2012 disputa os campeonatos de 3x3. Douglas defendeu a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial e a Equipe Lendas no World Tour FIBA 3x3.

“Vai ser um torneio bem diferente do que estamos acostumados porque os integrantes das equipes serão sorteados na hora. Com isso, posso ter no meu time atletas com quem só joguei contra e nunca ter atuado junto na mesma equipe. Fisicamente estou bem preparado e nos últimos dias intensifiquei o treino com bola. Sempre entramos com o objetivo de ganhar, mas precisamos competir mais e manter o Basquete 3x3 em atividade. Posso garantir que vai ser muito bom para criar um vínculo pessoal e reativar a modalidade no Rio de Janeiro”, comentou Douglas.

Aos 24 anos, Nathalia Lobato é um dos destaques da categoria Open Feminino. Em 2012, com 18 anos e em seu primeiro ano na modalidade, Nathália representou o Brasil no Campeonato Mundial de Atenas de Basquete 3x3. Formada em Educação Física, a atleta destaca a importância de novos eventos de 3x3.

“Estou muito motivada em participar desse campeonato porque é uma proposta de competição muito interessante, já que não vai ser um time de amigas. É uma oportunidade de aprendermos um pouco mais, unir a modalidade e vai valer pontos para o ranking. Vai servir também para divulgar mais o Basquete 3x3. Com certeza, eu e minhas companheiras de time vamos dar o melhor para ficar com o título”, explicou Nathália, que começou aos 11 anos no Botafogo.

Regulamento

Cada uma das quatro equipes de cada categoria será composta por quatro atletas que serão sorteados de acordo com o Ranking da FIBA e fazem parte da região (Rio de Janeiro). Os atletas não ranqueados participarão do evento por meio de sorteio. Na fase classificatória, os times se enfrentam entre si em turno único. Os dois primeiros colocados de cada categoria disputam o título. Os nomes das equipes serão escolhidos com base nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Além disso, a competição vai ser disputada ao som de sambas enredos do carnaval 2017.

O Desafio Rio Samba 3x3 é organizado pela Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) e tem o apoio do Talco Antisséptico Barla, do Hidratante Leite de Rosas e da Federação Internacional de Basketball (FIBA).

Serviço:
Local: Ginásio Jamelão (Vila Olímpica da Mangueira)
Data: 18 de fevereiro (sábado)
Horário:
09h00 – Chegada do Sub-18 / 11h30 – Chegada do Open