Notícias

07/12/2013
ANO DE 2013 É POSITIVO E VITORIOSO PARA A FECABA

Foto: Divulgação/CBB
img
O presidente da FECABA, Telmo Riomar (à direita) e o Coordenador Administrativo da ENTB, Victor Mansure, no Curso Nível I em Vitória
Vitória, ES – O estado do Espírito Santo sempre revelou ótimos jogadores para o basquete brasileiro. Foi assim com os irmãos Luiz Felipe e Márcio de Azevedo e Sandro e Anderson Varejão. Pensando em dar continuidade às revelações e aproveitando o fato de ter uma equipe na sexta edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o presidente da Federação Capixaba de Basquetebol, Telmo Riomar, projeta uma ótima temporada em 2014.

O dirigente acredita que é possível no mínimo repetir o bom desempenho de 2013 quando conquistou os títulos do Brasileiro Sub-15 Masculino da 2ª Divisão, que garantiu a vaga na 1ª Divisão em 2014, e o Sul Brasileiro Sub-13. Para o presidente da FECABA, o ano que vem pode ser o ano do basquete capixaba em todos os sentidos.

“Temos uma geração Sub-14 muito boa. Precisamos dar continuidade ao trabalho com seriedade para brigarmos pelos quatro primeiros lugares em 2014”, destacou o dirigente. “Não tenho nenhuma dúvida de que 2013 foi um dos melhores anos em nível técnico. Tivemos bons jogos e com excelente qualidade. Esperamos dar continuidade no próximo ano”, completou.

Telmo Riomar diz que é fundamental o estado ter uma equipe no NBB (agora com o nome de Espírito Santo) porque ajuda muito na motivação da base. “É um espelho muito importante porque o garoto começa a se destacar olhando seus ídolos jogando. Todos as partidas do Espírito Santo Basquete são acompanhados por nossas seleções de base. Isso ajuda no crescimento de novas gerações e o sonho de um dia ser um atleta profissional de basquete”, explica.

O dirigente capixaba destaca o título de bicampeão do Sul Brasileiro Sub-13, disputado no Paraná. “Ganhamos o masculino pela segunda vez e o feminino foi vencido pelo Paraná. São gerações que estamos olhando com muito carinho para nossas futuras seleções”. E fala do sucesso do basquete capixaba. “Não temos um volume muito grande de jogos por ano, mas temos muito boa qualidade. Isso é reflexo do bom trabalho dos clubes e dos treinadores. Nossa meta é aumentar o número de equipes do interior que hoje é de 20% dos nossos campeonatos”.

Telmo Riomar lembra a importância do suporte que recebe da CBB. “O apoio que recebemos da administração do presidente Carlos Nunes é primordial para nosso crescimento, como nesta semana que estamos realizando o Curso Nível I da Escola de Nacional de Treinadores (ENTB). Eventos desse porte ajudam no fortalecimento do basquete do Espírito Santo e na melhor formação dos nossos técnicos e professores”, concluiu.

Campeões e vice de 2013

Sub-12
1º- lugar: Lusb/Cachoeiro
2º- lugar: Colégio Marista

Sub-13
1º- lugar: Vitória Basquete/Cecre
2º- lugar: Saldanha da Gama

Sub-14
1º- lugar: Vitória Basquete/Cecre
2º- lugar: Lusb/Cachoeiro

Sub-15
1º- lugar: Lusb/Cachoeiro
2º- lugar: Saldanha da Gama

Sub-17
1º- lugar: Vila Velha/Cetaf/IVV
2º- lugar: Saldanha da Gama

Sub-19
1º- lugar: Vila Velha/Cetaf/IVV
2º- lugar: Saldanha da Gama