Imprensa

16/04/2002 - Leandro Salgueiro

img
O ala/armador Leandro Salgueiro, de 25 anos, é um dos destaques da equipe do Londrina/Sercomtel no 13º Campeonato Nacional. Cestinha do time com 438 pontos, até a oitava rodada do returno, Leandro é o sexto melhor pontuador da competição. O atleta começou a jogar basquete com dez anos de idade. De 1997 a 2000, atuou na equipe principal do Londrina. No ano passado, jogou pelo Bauru e, em 2002, voltou para o clube paranaense. Nessa entrevista, o atleta fala aos internautas sobre sua carreira e a luta de sua equipe rumo à classificação para os playoffs do Nacional.

Como você analisa a campanha do Londrina?

A equipe foi formada em janeiro, um pouco antes do início do Campeonato. Fomos nos entrosando ao longo da competição e isso causou uma certa irregularidade em nossa campanha. Mas o time está crescendo e correspondendo às expectativas. Agora é mergulhar de cara na conquista de uma vaga para as quartas-de-final, que é o nosso primeiro objetivo.
img

E o que a equipe precisa melhorar para atingir esse objetivo?

Precisamos estar mais atentos e menos imprudentes. Algumas vezes perdemos o controle do jogo e desperdiçamos as jogadas com bolas precipitadas. Fora isso, é entrar em quadra a cada jogo com toda garra e força de vontade possível para superar as dificuldades e trazer os pontos necessários para a nossa classificação.

Londrina é um dos campeões de público no Nacional. Qual a importância da torcida para a equipe?

O torcedor londrinense vem sendo fundamental para a nosso bom rendimento nas partidas disputadas em casa. A torcida nos motiva muito, além de pressionar bastante o time adversário, que teme jogar no Moringão. Isso é ótimo e nos incentiva a fazer sempre um melhor espetáculo para nosso público.
img

Como você vê sua participação na equipe?

Acho que meu jogo vem se desenvolvendo bem em Londrina. Tenho a confiança do técnico Ênio Vecchi, que me dá toda a liberdade. Procuro ajudar a equipe o melhor possível, dentro e fora de quadra, já que é um grupo com jogadores jovens. Minha maior arma durante as partidas é minha vontade de vencer, que acaba produzindo uma capacidade de superação que é muito importante para o time.

Quais as vantagens da vida de uma atleta?

O grande barato de ser atleta é que você aprende a importância de ter uma vida saudável, desenvolve a disciplina e a capacidade de superação. Além disso, temos a oportunidade de conhecer lugares e pessoas diferentes no Brasil e no mundo.