Imprensa

21/03/2002 - Leandro Mateus Barbosa

img
Desde os cinco anos Leandro Mateus Barbosa, o Leandrinho, já era um apaixonado pelo basquete. Com apenas 19 anos, o jovem armador do Bauru/Tilibra/Copimax é um dos destaques da nova geração que está surgindo no Brasil. Leandrinho está entre os dez melhores nas assistências e na recuperação de bolas no Campeonato Nacional de 2002. Com sua técnica e velocidade, o armador está ajudando a manter o Bauru entre os primeiros colocados na disputa por uma vaga nas quartas-de-final..

Conte um pouco da sua carreira.

Quando eu tinha cinco anos, ia assistir meu irmão treinar. A partir daí comecei a gostar do basquete. Joguei no Continental (SP) durante quatro anos. Depois continuei atuando em São Paulo nas equipes do Palmeiras, Tietê, Monte Líbano e Espério. Voltei para o Palmeiras e estou no Bauru desde o ano passado.
img

Como você define o armador Leandro?

Sou um jogador rápido. Gosto de correr, não importa se vou fazer a cesta ou se vou passar a bola para meus companheiros. Acho que minha principal característica é a velocidade, mas preciso melhorar mais meus arremessos de três pontos e os passes.

Uma análise de sua atuação no Campeonato.

Acho que estou bem. Eu sou um jogador efetivo no grupo, quando precisam de mim, correspondo as expectativas. Estou aprendendo muita coisa importante nesse grupo.
img

Você se espelha em alguém para jogar e qual o seu ídolo no basquete?

Eu gosto muito do estilo de jogo do Valtinho. Acho porque nós temos as mesmas características, ele até já me disse isso uma vez. Hoje o meu ídolo é o Allen Iverson. Antes era o Michael Jordan, mas ele não está na sua melhor fase.

Quando não está jogando, o que você mais gosta de fazer?

Gosto de passar o tempo com a minha família e adoro ir a praia para surfar um pouco.

Quais as vantagens e desvantagens da sua vida de atleta?

Você fica longe da família, muitos treinos e jogos. Às vezes, tudo isso, é muito cansativo, mas é válido. Apesar das dificuldades, você acaba se divertindo.
img

Como está o Bauru no Nacional?

Nós estamos fazendo um bom campeonato e a equipe está bem colocada na classificação. Acho que só falta o jogo encaixar um pouco mais. Nosso objetivo inicial é garantir uma vaga nas quartas-de-final.

Quem são os favoritos ao título?

O Campeonato tem times muito fortes e ainda temos muitos jogos. Com certeza, serão partidas muito difíceis, mas a expectativa é muito boa. Para mim o Vasco, mais uma vez, é um forte candidato ao título. O Uberlândia também está fazendo uma excelente campanha e, se trabalharmos bem, acho que o Bauru pode ter uma chance.