Imprensa

11/03/2014 - Tiago Splitter

img
O pivô Tiago Splitter, de 29 anos, chegou aonde a maioria dos jogadores sonham que é conquistar uma vaga de titular em uma equipe da NBA. Tiago que defende há três anos a camisa do San Antonio Spurs, do Texas, está em ótima fase na carreira e na vida pessoal. Pai de Benjamin, de um ano, o jogador divide seu tempo entre a família e o basquete. Em 2012, o catarinense foi um dos destaques da Seleção Brasileira na conquista do quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, após uma ausência de 16 anos da competição. Esse ano, a missão é levar o Brasil ao pódio e conquistar uma medalha na Copa do Mundo da Espanha.
img

O San Antonio Spurs assumiu a melhor campanha da NBA. Como você vê o time para os playoffs?

Ainda precisamos melhorar algumas coisas na equipe e teremos mais 20 jogos para fazer esses acertos, chegar bem e fazer uma boa campanha nos playoffs.

Você ficou um tempo afastado para se recuperar de uma lesão no ombro. Está totalmente recuperado? Qual a expectativa para o restante da temporada?

Meu ombro já está 100%. Quando voltei a jogar estava um pouco fora de forma e cheguei a ter alguns problemas musculares, mas já estou totalmente recuperado e me sentindo muito bem dentro da quadra.
img

Você tem entrado como titular dos Spurs. Acredita que tenha conquistado seu espaço no time texano?

É sempre bom começar como titular, mas em um time como os Spurs isso não significa muito, pois cada um sabe do seu papel dentro do time. A única coisa que queremos é ganhar jogos. Não pensamos em prêmios individuais.

Os Spurs contam com grandes jogadores como Tim Duncan, Manu Ginóbili e Tony Parker. O que aprendeu no convívio com esses atletas?

São grandes jogadores que estiveram em várias finais, e que sabem lidar com a pressão. Aprendo com eles todos os dias.

No sorteio da Copa do Mundo da Espanha o Brasil caiu no Grupo 'A', com Egito, Espanha, França Irã e Sérvia. Quais os principais adversários do Brasil?

Com certeza, Espanha, França e Sérvia, serão os times mais fortes. Mas temos que respeitar todos as seleções, pois estaremos em um campeonato mundial, onde todos times possuem méritos por participarem.
img

Quais as chances do Brasil na Copa do Mundo?

Somos uma seleção com muito potencial. Nos Jogos Olímpicos, acabamos em quinto lugar e acredito que podemos melhorar ainda mais e brigar por uma medalha.

Como é para você defender à Seleção Brasileira?

É um orgulho enorme. Estou desde os 14 anos com a Seleção Brasileira e isso já faz parte da minha vida. É uma sensação muito especial vestir a camisa do Brasil.
img

Você é bastante popular nas redes sociais. É um canal importante com seus fãs?

Comecei a usar as redes sociais, mais precisamente o Twitter [@tiagosplitter] já fazem alguns anos. Acho que é uma forma muito interessante e importante de ficar mais próximo dos torcedores.

Foi difícil se adaptar ao modo de vida tanto na Espanha quanto nos Estados Unidos?

Na verdade, não tive muitas dificuldades. Quando fui morar na Espanha, eu tinha 15 anos e tudo era novo e uma aventura para mim. Foram dez anos em que pude aprender muito. Agora já estou há três anos nos Estados Unidos e foi uma adaptação muito fácil também. As pessoas, aqui em San Antonio, me receberam muito bem.
img

Como é a sua rotina em San Antonio?

Minha rotina é bem corrida. Com treinos, jogos, viagens e quando posso descanso em casa com a família.

O Benjamin está para completar dois anos. Como é o Tiago pai?

Benjamin é o nosso primeiro filho e estamos aprendendo bastante com ele. Mas é um garoto bem agitado, e que dá bastante trabalho. [risos]
img

O que mudou na vida do Tiago depois do casamento?

Acho que mudou muito mais depois do primeiro filho. Não existem mais esses dias de folga em que ficava em casa apenas descansando. Agora, temos que estar atrás do Benjamin em todos sentidos.

Quando está viajando como faz para matar a saudade da família?

Realmente viajamos bastante durante toda a temporada da NBA. E quando estamos de férias por aqui, é hora de passar pelo menos dois meses com a seleção brasileira. Não é fácil, mas a internet ajuda um pouquinho a matar a saudade através do skype, mensagens, etc.
img

Qual o programa preferido em família?

Benjamin gosta muito de brincar na água, então ficamos bastante na piscina, claro, quando o clima ajuda.

O que mudou do Tiago do vice-campeonato Sul-Americano Sub-15 em 1999 para o de hoje?

Muita coisa. Eu era uma criança. Agora a situação é diferente, com muitas responsabilidades com o time e a família.